Bancada federal apóia ações do Estado para encerrar greve da PM

O governador Jaques Wagner recebeu nesta quarta-feira 8/2) o apoio de parlamentares da bancada no Congresso Nacional. Uma comissão, formada por 13 deputados federais e os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, desembarcou no início da tarde na Base Aérea de Salvador e se encontrou com Wagner, na Governadoria, onde entregaram uma nota em que prestam total apoio à posição do governo do estado em relação às negociações para o fim da paralisação parcial de policiais militares.

Os deputados do PCdoB, Alice Portugal e Daniel Almeida, fizeram parte do grupo, que retornou a Brasília logo após o encontro com o governador. Segundo Daniel Almeida, que é presidente do PCdoB na Bahia, a comissão tem o objetivo de levar para a Câmara dos Deputados um relatório sobre a situação da greve no estado. “Tinha lá uma pressão de criar uma comissão especial para acompanhar o desdobramento aqui e o presidente delegou a esta comissão acompanhar a questão. O que se percebe é que as negociações avançaram, as reivindicações que eram objeto da greve foram todas atendidas, os próprios comandantes da greve reconhecem, e a única coisa que não foi atendida foi a revogação das prisões, que não depende do governo, mas do Poder Judiciário”, explicou.

“Nós entendemos as razões do governador. Manifestamos apoio ao governador, que está lutando para restabelecer a ordem. Não se pode em nome de uma decisão que afeta 12 pessoas prejudicar toda a população, manter este clima de intranqüilidade que está acontecendo no estado. Então, nos associamos ao esforço do governador e ao chamamento de que se encerre a greve. Chegou o momento de encerrar a greve, voltar a normalidade “, ressaltou Almeida.

Uma das principais articuladoras da visita da comissão ao estado, a deputada Alice Portugal reiterou a necessidade do fim da paralisação. “Nós achamos que é necessário restabelecer a segurança pública e a garantia efetiva de que depois continue até a se negociar, mas não é possível que continue este clima de terror no estado. O governador já mostrou que está determinado a fazer com que a paz social volte a reinar. Ele foi determinado no esforço do estado, inclusive aumentando significativamente os vencimentos dos policiais, garantindo o pagamento das gratificações, que era uma das principais pautas do movimento”.

“Viemos aqui pessoalmente hipotecar ao governador este apoio, entregar esta nota e nos colocar de prontidão para qualquer possibilidade de negociação que venha favorecer o restabelecimento da tranqüilidade em Salvador e em todas as cidades do interior”, acrescentou Alice.

De Salvador,
Eliane Costa.