Bancada federal chega a Salvador para ajudar na solução da greve

Os deputados do PCdoB Alice Portugal e Daniel Almeida integram o grupo de deputados membros da bancada federal baiana que seguiram para Salvador no início da tarde desta quarta-feira (8/2), no intuito, de colaborar para a resolução do impasse nas negociações e para o encerramento da greve da Polícia Militar. Os parlamentares devem chegar à Base Aérea de Salvador, às 14h30, e vão entregar uma nota de apoio ao governador Jaques Wagner.

“É um gesto da banca baiana, uma forma de hipotecar apoio ao governado”, ressalta a deputada Alice Portugal, acrescentando que o objetivo, também, é sensibilizar as partes pela aceitação da proposta que apresenta avanço salarial para a categoria. Os parlamentares querem pedir aos policiais militares a volta imediata ao trabalho.

Na manhã desta quarta-feira, o governador Jaques Wagner voltou a reforçar a proposta apresentada aos grevistas em entrevista a uma emissora de televisão nesta manhã. A oferta é de reajuste de 6,5% retroativo a janeiro e o pagamento partilhado das GAPs IV e V entre 2012 e 2015 com a primeira parcela em novembro deste ano.

"Fizemos um esforço muito grande para garantir a GAP IV a partir de novembro. Essa despesa (GAP IV e V) representa mais de R$ 170 milhões, é parte significativa do orçamento. Agora eu só posso esperar que cada policial entenda que o Estado tem um limite e não frustre a população da maior festa popular do mundo (o Carnaval)", argumenta Wagner.

A proposta não foi aceita pelos policiais, que continuam ocupando a Assembléia Legislativa da Bahia.

De Salvador,
Eliane Costa com agências.