Eliana Gomes quer debater Fortaleza para as próximas décadas

Em seu primeiro pronunciamento de 2012 na Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) destacou que para enfrentar os desafios de planejamento à cidade que vêm à frente, é preciso pensar, sobretudo, nas classes trabalhadoras.

Eliana reafirmou seu compromisso e do PCdoB de estarem ao lado destes trabalhadores e trabalhadoras e destacou que o momento político no país é promissor, já que em âmbito nacional e local a gestão de planejamento urbano conseguiu dar uma guinada à esquerda, suplantando o tipo de planejamento urbano prioritário na década passada, pautado pelos representantes da ofensiva neoliberal no Brasil.

Eliana Gomes disse que o conceito de planejamento urbano deve ir além da ideia de execução de obras importantes e necessárias, o que é válido. Entretanto, afirma a vereadora comunista, debater a cidade significa compreender os contrastes do desenho urbano traçado pelas lutas de classes nos mais diversos níveis de intervenção. ”É preciso enxergar longe. Planejar para muitas décadas, nas mais diferentes regiões da cidade, com especial atenção aos territórios onde vive a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras. O povo e a cidade precisam ganhar estas muitas batalhas. E nosso papel no parlamento é de fundamental importância.”, salientou a vereadora do PCdoB.

Eliana destacou a necessidade do cumprimento de uma agenda econômica e social que valorize as particularidades culturais e da população local, com um planejamento urbano relacionado com as estratégias de desenvolvimento regional e nacional pautados de maneira democrática e participativa. “Neste contexto”, destacou a vereadora, “deve-se priorizar um conjunto de serviços públicos e de acesso ao solo de maneira a elevar a qualidade de vida do povo trabalhador”.

Para Eliana, as tão defendidas cidades do século XXI na América Latina devem se aliar à luta pela erradicação da pobreza e se entrelaçar com as classes trabalhadoras na luta pela Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanas; à urgente necessidade de enfrentarmos a política macroeconômica, derrubando juros e elevando a qualidade do emprego e dos salários; à luta pela implantação de 50% dos fundos do pré-sal como estratégia para estabelecer, no mínimo, os 10% do PIB para educação pública. “É preciso que convençamos multidões de que a luta por justiça, solidariedade e democracia se faz cada vez mais urbana, desde o direito de ir e vir até a conquista de moradia e vida digna para a maioria de nosso povo.”, convocou Eliana Gomes.

A parlamentar do PCdoB conclamou aos seus colegas vereadores a pensar a capital cearense para décadas como metrópole urbana, estimulada por tempos que antecedem a eventos importantes para a cidade, como uma grande metrópole que faz parte de uma grande região metropolitana. “Em tempos de crescimento econômico de Fortaleza e da Região metropolitana, não podemos pensar nossa capital como que isolada do conjunto de municípios que fazem a grande Fortaleza. A 5ª capital do país precisa jogar um papel mais atuante na relação com o conjunto da Região Metropolitana, a fim de que possamos planejar e consorciar ações que atingirão milhões de pessoas.”, alertou Eliana.

Neste universo, Eliana Gomes destacou a necessidade da implantação do Plano Diretor de Fortaleza, da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Obras e Posturas, da criação e do funcionamento do Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor), da criação do Conselho Municipal da Cidade, da operacionalização de grandes consórcios metropolitanos em transporte urbano, da moradia digna e do saneamento básico.

“São parte dos instrumentos fundamentais para que enfrentemos todos os tipos de especulações que segregam, dividem e apartam nossa cidade e nossa gente.”, alertou a vereadora comunista. “As cidades, inclusive Fortaleza, estão em permanente disputa por seus principais atores e que este embate tem conseqüências no dia a dia de cada cidadão e cidadã. Nós, vereadores e vereadoras de nossa capital, precisamos contribuir e participar cada vez mais deste debate com a coragem de nos colocar ao lado do povo trabalhador.”

Eliana Gomes denunciou que os conflitos em Fortaleza se dão de muitas formas. Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, Eliana lembrou a repercussão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da qual foi relatora e teve como Presidente o vereador Antônio Henrique (PTN). “Durante, seis meses, ouvimos depoimentos, realizamos pesquisa de campo, pesquisamos dados estatísticos e chegamos à conclusão de que é necessário encarar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes também como um conflito urbano que se relaciona com o tráfico de drogas, especialmente, com a epidemia do uso de crack que assola, principalmente nossa criançada mais pobre.”

A parlamentar do PCdoB levantou que os circuitos de da exploração sexual comercial estão associados aos circuitos do tráfico de drogas, em especial, com o crack, potencializando, ainda mais, o mercado do corpo. “É preciso vencer mais este grave conflito individual, coletivo, de saúde e urbano.”, disse Eliana Gomes, destacando a iniciativa recente do Senador Inácio Arruda em indicar 8 milhões de reais de recursos de bancada para o enfrentamento do uso do crack em Fortaleza e Região Metropolitana. “Estes recursos deverão ser utilizados na construção de unidades de acolhimento a usuários e usuárias de crack, álcool e outras drogas.”

A vereadora comunista continuou destacando as muitas lutas e esperanças para este ano, “pois teremos boas batalhas que precisarão de alianças vigorosas com o povo de nossa cidade”, disse. “Meu partido, inicia o ano em que completará 90 anos, com a juventude dos que aceitam desafios. Os comunistas e as comunistas cearenses comemorarão nove décadas de vida com muita festa, com a força de nosso vigor revolucionário que – mesmo com todas as dificuldades – consegue, sempre e cada vez mais, se colocar ao lado do povo”, disse com entusiasmo Eliana Gomes. “Compreendendo a complexidade do momento em que vivemos e contribuindo para que o novo ciclo nacional de desenvolvimento, iniciado no governo Lula, possa se aprofundar e garantir as mudanças que nosso povo precisa e merece! Enfrentamos tudo que for preciso; mas jamais abrimos mão de nossas convicções.”, disse Eliana.

Eliana salientou que apesar de 90 anos, o PCdoB permanece jovem, e crescendo na segunda década do século XXI, ao lado do povo, dia e noite. “O Partido que me acolheu há mais de 25 anos atrás, na luta por moradia á beira de um açude, me deu a tarefa de representá-lo nesta que é a casa do povo. E, com muito orgulho, me fez a primeira vereadora comunista em Fortaleza. Título que me enche de coragem pra lutar e que compartilho com todos os homens e mulheres, comunistas, socialistas, democratas, progressistas de todos os tempos.”, disse emocionada Eliana Gomes.

Eliana lembrou as lutas históricas do partido, como a de inúmeros jovens na Guerrilha da selva do Araguaia contra a ditadura militar (1964-1985). Destacando que o PCdoB governa várias cidades e organiza os trabalhadores e trabalhadoras nas mais diversas lutas sociais, sindicais e comunitárias. Mas que está também a frente das lutas pelas reformas urbana, agrária, educacional, tributária, política e das comunicações. “Enfrentamos as dificuldades e fazemos política ampla, pois é na amplitude que garantimos a unidade!”

Finalmente, Eliana Gomes agradeceu ao povo de Fortaleza e a seus amigos vereadores, ressaltando as lutas que virão neste ano “É com alegria, meus companheiros e companheiras de parlamento, que digo que tem muito do trabalho de meu partido em nossa Fortaleza! É com alegria que repito que onde tem luta, tem PCdoB. È com orgulho que afirmo que somos o partido das mulheres e da juventude! E viva a luta do povo!”., concluiu a vereadora Eliana Gomes.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)