Juazeiro-BA adere ao Telessaúde e fortalece atenção primária

Juazeiro, no norte da Bahia, será um dos primeiros municípios do estado a implantar o programa o Projeto Telessaúde, do Ministério da Saúde, que funciona como um suporte a distância para o Programa Saúde da Família. A ferramenta apresentada nesta quarta-feira (8/2) às equipes do município, tem o objetivo de oferecer apoio clínico à Atenção Primária à Saúde do SUS, visando desenvolver o processo de educação permanente, qualificando os atendimentos e melhorando a gestão do cuidado e dos serviços.

O Projeto já está em fase de implantação e com o uso, Juazeiro também poderá ter um aumento em incentivos e recursos pelo Ministério da Saúde, através da qualificação da atenção primária. Juazeiro será um dos primeiros municípios na Bahia a implantar o programa e durante todo o dia as equipes foram instrumentalizadas para o uso do sistema de apoio clínico, quando poderão, por exemplo, discutir os casos dos pacientes através da internet em contato constante com especialistas da Saúde da Família no Rio Grande do Sul (tutoria on line).

Além de auxiliar no aumento da resolutividade do nível primário, a ferramenta também pretende ampliar a capacitação através da Teleducação e Teleassistência, via internet, podendo ser usada nas unidades ou na Secretaria da Saúde pelos profissionais.

Para o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, a utilização do sistema vai facilitar a autoavaliação dos atendimentos pelas equipes e o alcance de metas. “É uma forma de melhorar a assistência criando meios para saber dos problemas, acompanhando os processos das equipes e construindo o plano de trabalho de apoio através de uma atuação compartilhada”, informou.

O secretário completa dizendo que para atingir possíveis mudanças e qualificar a atenção, o gestor precisa melhorar os serviços e aumentar os índices de qualificação. “Com isso, Juazeiro recebe uma certificação para recebimento de maiores incentivos do SUS, fortalecendo o município. Quem ganha é a comunidade que receberá serviços qualificados e terá mais investimentos na saúde”, concluiu.

As equipes através do sistema de solicitação de uma Teleconsultoria em vídeos ou textos, tirarão dúvidas clínicas, terão acesso a capacitações, material para aprendizagem atualizado, consultórios por textos ou matérias por vídeos e ferramentas de busca em saúde de ações prioritárias da Saúde da Família, através de uma rede de consultores que responderão, via internet, todas as dúvidas.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro-Bahia.