Programa Saúde na Escola é iniciado com sucesso em Juazeiro-BA

A Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, no bairro Tabuleiro, foi uma das 50 instituições de ensino em Juazeiro, no norte da Bahia, que colocou em prática durante esta semana o primeiro momento do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação começou na última segunda-feira (5/3) e nesta sexta-feira, cerca de 80 alunos aprenderam a prevenir a obesidade, através de uma aula lúdica e educativa promovida pela Equipe de Saúde da Família do bairro.

Durante a manhã todos os alunos tiveram os cartões de vacina avaliados pela equipe e foi calculado, através da pesagem e altura, o Índice de Massa Corpórea, além da distribuição de salada de fruta, cardápio sugerido pelos profissionais de saúde. A palestra dinâmica, feita com gravuras, divertiu a turminha que aprendeu a diferenciar quais os alimentos saudáveis e os prejudiciais a saúde.

A ação chamou atenção do estudante Lucas Souza Silva, que levou para casa sugestões para o cardápio. “Não é bom comer muito para não ficar gordo. Vou dizer para minha mãe que as frutas e verduras são os melhores alimentos”, disse. Para sua colega Marciana Conceição da Silva, a aula foi diferente e divertida. “Gostei muito. Brinquei e prestei atenção na aula. Não quero engordar e ficar doente”, falou.

A ação irá atender, inicialmente, mais de 25 mil estudantes de 5 a 19 anos das escolas
municipais e estaduais e o trabalho prossegue até o final do ano, quando novos temas serão debatidos e novas escolas serão beneficiadas. O objetivo é formar um ambiente escolar saudável, com promoção a saúde e prevenção de doenças.

“O PSE vai acontecer de forma continuada e com integrações de atividades entre a Saúde e Educação, facilitando o aprendizado e garantido que os alunos se afastem menos das salas de aula, já que adoecerão menos e não precisarão ir aos postos de saúde constantemente”, frisou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

O gestor da pasta completa falando da importância do programa para o município. “Este trabalho é uma das prioridades da gestão, por isso as Secretarias da Saúde e Educação aderiram ao Programa junto ao Governo Federal, para atender de forma integral (prevenção, promoção e atenção) a classe estudantil do nosso município, visando melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade”, disse o gestor da pasta.

O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro da Bahia.