Sem categoria

Colômbia e Venezuela aprofundam laços em relação a segurança

Os ministros de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e da Venezuela, Henry Rangel Silva, se reuniram nesta sexta-feira em ambos lados da fronteira, para revisar os compromissos acertados pelos dois países em matéria de segurança.

O encontro foi iniciado em Cúcuta, capital do departamento colombiano Norte de Santander. Posteriormente ambos os ministros participaram de uma coletiva de imprensa, indo depois para San Cristóbal, cidade capital do estado venezuelano de Táchira, a pouco mais de 50 quilômetros de Cúcuta.

Nesse lado da fronteira, os ministros continuarão sua reunião privada e terão um almoço protocolar e também darão uma coletiva de imprensa sobre as conclusões do encontro.

Bogotá e Caracas concordaram no ano passado reforçar a luta conjunta contra o narcotráfico e o crime multinacional, entre outros delitos, através de um vínculo permanente entre os corpos de segurança de ambos os países vizinhos.

Cooperação que tem dado seus frutos com a detenção na Venezuela, e posterior extradição, de narcoparamilitares procurados pelas autoridades.

Além disso, estes encontros são resultado da superação da crise diplomática bilateral depois que os presidentes Juan Manuel Santos e Hugo Chávez concordaram em restabelecer as relações e impulsionar programas conjuntos.

Ambos os presidentes viraram assim a página e colocaram acima das diferenças ideológicas e políticas as necessidades de seus povos, que celebraram de um e outro lado da fronteira – como o resto da região – a recomposição dos vínculos históricos.

Isso com base em um diálogo transparente, direto, respeitoso e privilegiando a via diplomática.

Com informações da Prensa Latina