Sem categoria

EUA precisam fazer mais para recuperar setor de moradia

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, pediu novas políticas par ajudar o mercado de imóveis residenciais do país, reforçando a pressão do banco central americano por medidas adicionais para assistir o setor mais problemático da economia.

“Precisamos continuar a desenvolver e implementar políticas que venham a ajudar o setor de moradia a voltar a ficar em pé”, disse Bernanke em discurso preparado para uma conferência da Associação Nacional das Construtoras de Casas, em Orlando (Flórida).

Leia também:
Bancos dos EUA terão que pagar R$ 43 bi às vítimas da crise

Os problemas do mercado de moradia vêm desacelerando a recuperação. Os preços das residências caíram quase um terço durante mais de cinco anos, quase 1,9 milhão de casas tiveram suas hipotecas executadas nos últimos dois anos e um número equivalente está na fila para passar pelo mesmo processo. E isso tem perturbado a economia.

“O estado do setor de moradia tem sido um obstáculo chave a uma recuperação mais rápida”, disse Bernanke.

No mês passado, o Fed enviou um estudo aos líderes no Congresso alertando que o aumento nas exigências para concessão de financiamento imobiliário coloca em risco a recuperação econômica, uma avaliação que foi reforçada nesta sexta-feira por Bernanke.

O estudo e comentários separados do Fed pedindo ações mais agressivas dos congressistas geraram uma reação de alguns republicanos, que disseram ao banco central para que não se intrometesse em assuntos do Congresso.

O discurso de Bernanke ocorre um dia depois do governo americano ter anunciado um acordo de US$ 25 bilhões para por fim a investigação de abusos cometidos pelas instituições de financiamento imobiliário em processos de execução de hipoteca. Pelo acordo, os bancos vão oferecer reduções no principal dos empréstimos para alguns proprietários.

Bernanke reconheceu hoje os esforços do governo para evitar as execuções de hipotecas, mas disse que alguns proprietários simplesmente não conseguirão dar conta dos pagamentos mensais mesmo com substanciais modificações nos termos dos empréstimos.

Em vez disso, Bernanke se concentrou em outros instrumentos possíveis para ajudar a recuperação do setor de moradia, incluindo colocar os imóveis com hipotecas executadas e que agora pertencem aos credores no mercado de locação.

“Com os preços dos imóveis caindo e os aluguéis subindo, pode fazer sentido em alguns mercado tornar algumas casas retomadas [pelos credores] em propriedades para locação”, disse.

Os proprietários de tais imóveis poderão acabar tendo uma vantagem se eles alugarem em vez de venderem algumas propriedades, disse Bernanke, citando cálculos feitos pelo Fed.

Fonte: Valor