Sem categoria

Fatah venceria Hamas se eleições palestinas fossem hoje

Ao menos 39% dos palestinos estão dispostos a apoiar o grupo nacionalista Fatah, enquanto outros 30% votariam a favor do movimento islâmico Hamas na futura eleição legislativa na Palestina, ainda sem data confirmada. Os números são resultado de uma pesquisa divulgada neste domingo (12) pelo Centro Palestino de Opinião Pública.

O mesmo estudo aponta que 13% dos entrevistados garantem que votariam em uma chapa de esquerda liderada pelo primeiro-ministro, Salam Fayyad, enquanto apenas 3% optariam por candidatos independentes, enquanto 12% optariam por se abster.

Leia também:

Presidente da Autoridade Palestina comandará governo de transição

O Hamas e a Fraternidade Muçulmana

A eventual vitória do Fatah sobre o Hamas seria maior em eventual eleição presidencial caso nesta se apresentasse o atual presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal.

Abbas alcançaria o apoio de 49,9% dos eleitores, enquanto Meshaal atrairia só 18%.

Ainda segundo a pesquisa, 43% dos palestinos acreditam que a ascensão do islamismo político em outros países, como Egito e Tunísia, será benéfica para o Hamas.

Com relação ao processo de reconciliação entre as duas principais correntes políticas palestinas, 58% dos entrevistados se consideram "otimistas" e esperam que os dois grupos coloquem fim às diferenças encerrando com a divisão política.

Recentemente, as duas partes assinaram em Doha, no Catar, um acordo que reafirma o compromisso com o pacto de reconciliação assinado em maio no Cairo e acordaram a formação de um Executivo liderado por Abbas que terá a incumbência de organizar as eleições parlamentares e o pleito presidencial.

Pelo acordo assinado na capital egípcia, as eleições ocorreriam na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental até maio, mas a Comissão Central Eleitoral indicou que não será possível organizar o pleito dentro deste prazo. A única previsão aceita é de que será ainda este ano.

Fonte: Ópera Mundi