Sem categoria

Hamas denuncia: presidente do Parlamento foi detido por Israel

O movimento de Resistência Islâmica (Hamas) denunciou, nesta sexta-feira (20), que autoridades israelenses prenderam, em Jerusalém, o presidente do Conselho Legislativo Palestino (CLP, Parlamento), Abdel Aziz Dueik, quando ele regressava a sua casa em Hebrón.

A detenção arbitrária ocorreu nesta quinta-feira (19) em um posto de controle ao norte da cidade santa e teve como objetivo “minar a reconciliação entre as principais facções palestinas e obstruir a realização de sessões parlamentares”, indicou o dirigente islâmico.

Ahmed Bahar, adjunto de Dueik, que é um os dirigentes do Hamas Cisjordania ocupada, explicou que os soldados israelenses ataram suas mãos e vendaram seus olhos antes de transportá-lo para um lugar desconhecido para o interrogar. Até o momento não há informações sobre sua libertação.

Após condenar energicamente a detenção, Bahar pidiu ao Egito e à Liga Árabe que intervenham para pedir a libertação de Dueik, que foi libertado da prisão em 2009 após quase três anos em poder dos israelenses.

Pelo menos 5 mil palestinos, incluindo 132 menores de idade, estão presos em condições degradantes em território israelense.

Com informações da Prensa Latina