Greve na Bahia: PMs são suspeitos de 25 homicídios

Um balanço preliminar da Secretaria de Segurança Pública da Bahia aponta que, no período da greve parcial da Polícia Militar no estado, entre a noite de 31 de janeiro e a noite de sábado (11), ocorreram 180 homicídios na região metropolitana de Salvador – 111 na capital e 69 nos demais municípios. A presidente Dilma Rousseff disse na quinta-feira (9) passada que está estarrecida com as acusações envolvendo um dos líderes da greve.

A média diária de homicídios na região, de 15, foi mais que o dobro do que a registrada nas semanas anteriores à paralisação, de 6,7 por dia, e levou o mês a ser o fevereiro mais violento já registrado na região, apesar de o mês ainda estar chegando à metade. O maior índice para o mês inteiro, registrando anteriormente, havia sido em 2010, com 172 assassinatos. Ontem, primeiro dia após o fim da paralisação, foram registrados mais três homicídios na região, dos quais um na capital.

Segundo dados do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), há "fortes indícios" de execução em 45 dos 180 casos. Entre eles, existe a suspeita de participação de policiais ou ex-policiais militares em "de 25 a 30" assassinatos no período, segundo o diretor do órgão, delegado Arthur Gallas. Os "15 ou 20 restantes" são atribuídos a disputas entre traficantes de drogas e cobranças de dívidas do tráfico.

"Os crimes suspeitos de envolver policiais são característicos desses grupos que fazem segurança clandestina em áreas populares, a pedido de comerciantes", afirma Gallas. "Em todos esses casos, as vítimas são jovens, negras, usuárias de drogas, sem residência fixa, com histórico de furtos e roubos nas regiões em que circulavam. Pessoas que prejudicam os negócios dos comerciantes."

Fonte: Agência Estado

Saiba mais:
-PM encerra greve na Bahia
-Marcelo Gavião: Um Pouco de bom senso
-Governo faz balanço da greve da PM na Bahia
-Artigo analisa luta política e direito de greve dos PMs na Bahia