Plenária popular debate mandato da Vereadora Eliana Gomes
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e o mandato Coragem pra Lutar reuniram cerca de 120 lideranças comunitárias, populares, sindicais, jovens, trabalhadores e trabalhadoras em plenária popular concorrida na manhã do último sábado, 11 de fevereiro.
Publicado 13/02/2012 11:59 | Editado 04/03/2020 16:30
O evento contou com a presença de gente de inúmeros bairros de todos os cantos da cidade, que se agrupou – desde às 8h30 da manhã – nas áreas livres e auditório do Sindicato dos Bancários, em Grupos de Trabalho para pensar com a vereadora e o mandato, os rumos da cidade de Fortaleza neste ano e adiante.
O senador Inácio Arruda, candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o deputado federal Chico Lopes e o deputado estadual Lula Morais, também ambos do PCdoB, estiveram no evento e saudaram os presentes e a vereadora Eliana Gomes. Com o auditório do Sindicato dos Bancários lotado, Inácio se dirigiu aos presentes saudando a todos e a todas com o sentimento de relação popular que existe entre o mandato e as pessoas. “Eliana, basta olhar para este auditório cheio para ver a força e a energia que seu mandato tem.”, iniciou Inácio Arruda.
Sintonia entre parlamento e as decisões populares
Destacando o aspecto popular, ligado diretamente à gente de nossa cidade, nas microrelações sociais nos bairros e nas ruas da cidade, o senador Inácio Arruda comparou o mandato da vereadora Eliana Gomes com o da grande maioria dos outros da Câmara Municipal de Fortaleza. Para Inácio, muitas vezes, o que acontece entre a Câmara e a cidade, ou, em outro exemplo, entre as decisões de poder nos altos graus de decisão do país e a vida simples do povo, não está em sintonia. “É preciso que haja uma sintonia entre o que acontece nas cidades, nos bairros, nas ruas e as decisões do parlamento e do Executivo. Aqui em Fortaleza, a vereadora Eliana Gomes faz esse elo no parlamento municipal. Essa bela plenária popular é uma prova deste sentimento”, complementou Inácio Arruda.
Eliana e Inácio circularam entre os grupos de trabalho ouvindo e conversando sobre os problemas, as sugestões e as reivindicações das pessoas (ver questões dos Grupos de Trabalho em matéria aqui no site). No auditório, Inácio comentou a respeito das diversas frentes que devem atuar para ajudar a governabilidade no parlamento e no Executivo. “Governar não é tarefa fácil. O movimento da eleição tem dois sentidos. Um deles é o popular, o qual nós sempre estivemos no mesmo sentido. Gente disposta na comunidade. Da linha popular ao arquiteto, do agente de endemias ao médico, você tem gente competente para tocar o projeto. Nosso país precisa do campo popular, como fez o Lula, como faz a Dilma. A gente tem aqui em Fortaleza uma vereadora “arretada’ como a Eliana Gomes, que a gente precisa reeleger”, disse Inácio.
Ótima avaliação como parlamentar
O senador destacou uma particularidade da vereadora Eliana Gomes, que é ser unanimidade não apenas entre os parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza, mas em todos os bairros da cidade e diferentes categorias profissionais. “Não há uma vereadora ou vereador que seja unanimidade de trabalho competente como a Eliana. Esquerda, direita, imprensa, funcionários. É gente de qualidade na Câmera. É gente que toca a cidade à altura de seu povo. Precisamos avançar muito e com Eliana Gomes isso é possível.”, disse Inácio Arruda, salientando que é “objetivo eleger o prefeito de Fortaleza, sentar com a presidenta Dilma e discutir os problemas de nossa cidade. Se nós chegarmos com cinco ou seis prefeitos de capitais, podemos discutir, por exemplo, a taxa de juros. Essa fortuna deve ir para escolas, saúde, segurança, iluminação…”, complementou.
Inácio Arruda disse que é necessário ter gente convicta para parar com essa “sangria” que faz esvair os impostos no país. “Os impostos precisam ser bem empregados com a eleição de mais vereadores do PCdoB. O nosso partido conta com uma militância popular e é em um mandato como o da Eliana Gomes que temos o exemplo. Devemos atuar. Com ela devemos disputar e ter energia para disputar uma eleição como essa. Eu vou confiante. Na região metropolitana vamos ter vários candidatos a prefeitos e vereadores. Em Aquiraz, em Maranguape vamos tentar a reeleição do George Valentim e vamos ter o de Fortaleza!”, disse Inácio Arruda.
Coragem pra Lutar: um mandato popular
Agradecendo a vinda de todos e todas em um sábado pela manhã – desde às 8h30 até cerca de 13h – Eliana saudou as mulheres, homens e a juventude presente na Plenária. A vereadora comunista considerou ser aquele um momento muito rico para o mandato, porque, todos os anos é feita a escuta das pessoas que se fazem presentes nas plenárias com os movimentos sociais. “O nosso mandato é um mandato popular, feito por diversas mãos, desde as pessoas mais simples, os trabalhadores, trabalhadoras, jovens, homens e mulheres, até os que compõem os órgãos públicos, seja na prefeitura, seja no governo do estado em todas as instâncias”, disse Eliana Gomes.
Eliana ressaltou ser a prática do mandato Coragem pra Lutar “ouvir e fazer a boa aliança com nosso povo”. Para ela, quando o PCdoB lança o nome de Inácio Arruda à prefeitura de Fortaleza, é porque acredita que precisa ter mais conquistas para a cidade. “Seja no campo da educação, no campo da saúde, no campo da habitação, mas principalmente nos campos onde estão as categorias de trabalhadores.” Eliana lembrou que, na última quinta-feira, 9 de fevereiro, a comissão de negociação de parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza com os grevistas, da qual ela está fazendo parte, reuniu-se com 22 grupos de movimentos sociais e sindicalistas em greve no município. “’Que prejuízo essa paralização traz para a cidade?’, questionam. Mas é preciso ter a valorização das trabalhadoras, dos trabalhadores de nossa cidade (disse sob aplausos). Porque, quando para, é porque não está dando respostas. Aí a gente tem que entrar na mesa de negociação.”, salientou Eliana.
Importância de se pensar junto a cidade
Eliana destacou a importância da plenária como um espaço onde, por proximidade, afinidade ou interesses, as diversas pessoas vão poder estar nos grupos, discutindo e podendo fazer uma avaliação. “E essa avaliação conduz a uma realidade que o nosso mandato tem representado na cidade de Fortaleza. Nós entramos em um ano de eleição. Um ano em que as pessoas ‘se jogam’ neste período. Mas nós não temos, nem se tivéssemos faríamos, a compra da consciência de nosso povo. Nós vamos fazer uma campanha como sempre foi feita. Uma campanha com os pés no chão. Porque é assim que é a campanha dos comunistas.”, disse Eliana Gomes.
Eliana afirmou ‘sentir na pele’ a necessidade do PCdoB aumentar a bancada na Câmara. “O Plano Diretor vai fazer oito anos e não sai do papel. O Instituto de Planejamento vai fazer também oito anos e também não sai do papel. É naquela casa que se decide tudo para a cidade. Decide da merenda escolar até o salário dos funcionários públicos.” Para Eliana, ter um Instituto de Planejamento é pensar a cidade para vinte anos. “Porque muitas vezes não dá pra fazer em quatro anos. E muitas vezes não dá pra fazer em oito anos. E ter o Ipanflor é planejar, por exemplo, as Goiabeiras. É planejar o Posto de Saúde, como é que vai ser a Bezerra de Meneses, que seis vezes teve que passar por obras.”, descreveu a vereadora comunista de Fortaleza. “A cidade não necessita de grande obras, ela tem que vir com o sentimento e o cheiro de nosso povo. Muitas vezes as pessoas são removidas para locais distantes. E aí, como é que a gente trata o povo. É verticalizando? É levando para um local mais próximo?”, questionou Eliana Gomes.
Para Eliana, as pessoas participam da construção do mandato com atuação, com participação, na luta, mas, sobretudo, com as ideias. “Por exemplo, a pessoa diz ‘vereadora, o seu projeto Casa Bela, que hoje é lei, é muito importante pra cidade de Fortaleza. O Locação Social, projeto da gente, também é uma lei. Onde as famílias em um momento de dor, em um momento de desespero, o poder público aluga uma casa pra o nosso povo. Porque é ele que está dentro da água. Porque, se a população ocupou uma área, é porque faltou a mão do poder público”, disse Eliana. A vereadora lembrou da emenda coletiva de criação, preservação e manutenção do Parque Rachel de Queiroz. “Pensar a cidade é também pensar nos conjuntos habitacionais. Mas, para pensar nestes conjuntos habitacionais, é preciso pensar a creche, pensar o esporte, pensar na nossa juventude, ter uma política de esporte na nossa cidade de Fortaleza como nosso secretário tem feito”, elencou Eliana.
Projeto maior e atuação em toda a cidade
Eliana destacou que para que todos esses projetos individuais aconteçam, é preciso pensar em um projeto maior para a cidade de Fortaleza. “Pensar em conjunto, é ter um diálogo permanente com uma pessoa que é daqui. Passou pela Federação de Bairros e Favelas. Que a família mora no Dias Macêdo. Que conhece a dor da luta por habitação. Que conhece a dor de nosso povo mais simples, que é nosso querido senador Inácio Arruda.”, destacou Eliana. “Companheiros e companheiras, Coloco nas suas mãos. Nas mãos de todos vocês, homens e mulheres que estão aqui, a nossa eleição. Ao voltar naquela casa, com cada um de vocês, e honrar pelos votos que vocês depositaram”, afirmou Eliana.
Eliana destacou o papel que o mandato Coragem pra Lutar exerceu na cidade de Fortaleza na relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Ontem mesmo (10), assistindo a matéria que saiu na TV Jangadeiro sobre a questão da exploração sexual, eles pontuaram todos os pontos que Nágyla, chefe de gabinete, junto com equipe mostraram. E a gente viu crianças de oito a dez anos sendo exploradas abertamente, à luz do dia. A TV Jangadeiro pegou nosso relatório e foi verificar. E foi constatado que a equipe da vereadora Eliana Gomes (educadora popular com muito orgulho) apresentou no relatório é a realidade da cidade de Fortaleza. Mostrou credibilidade e seriedade de nosso trabalho”, disse Eliana Gomes.
Eliana contou que foi longa sua jornada desde a infância pobre em Canindé até se tornar vereadora de Fortaleza. “Eu saí de Canindé com 12 anos pra cá. Minha mãe em busca de qualidade de vida. Fui interna em um colégio e passei seis anos, pois minha mãe não tinha condições de me manter. Crescemos com muita luta e com muita dignidade. Assumi o meu partido com muito orgulho. Era da pastoral da criança quando minha mãe travava a luta na Igreja Católica.”, lembrou. “Nossa luta cresceu do Bairro Ellery para a cidade de Fortaleza. E nossa luta vem sendo travada junto com o apoio do nosso partido, o PCdoB, coletivamente. Sofri muito para chegar, mas nesse período todo eu penso como devo fazer para acontecer as questões de nossa cidade. Eu penso como fazer com que a cidade possa se movimentar com a força e a coragem dos jovens, dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade”, disse Eliana.
Aglutinar com o povo
Para Eliana, nunca é possível se achar sozinha dentro do parlamento com a força do mandato, já que atuando ao lado do povo, dos trabalhadores e trabalhadoras, sindicatos, movimentos sociais, Jovens, lideranças, ONGs, líderes comunitários e comunitárias, nunca se está sozinho. “Sempre estivemos juntos com o Cearah Periferia, com a Cáritas, com a Federação de Bairros e Favelas, com os Sindicatos, com a UJS, com as Centrais, mas estivemos num envolvimento de nossa história com essa cidade. É a identificação com cada olhar: no esporte, na cultura, com os esportes radicais, e ter projetos de lei.”, afirmou Eliana. A parlamentar comunista lembrou que o papel da vereadora ou vereador é legislar e fiscalizar. “Como está a merenda escolar? Como está a creche comunitária? Como estão as obras que vão ser realizadas? Esse é o nosso papel: abrir o diálogo e quem deve executar é o Executivo. Por isso a importância desse diálogo aberto com vocês”, explicou a educadora popular Eliana Gomes.
Eliana finalizou sua fala agradecendo o apoio, a sustentação política popular, pelas pessoas estarem atuando em seus bairros sabendo que a ajuda é mútua, entre a gente e o mandato. “Muito obrigada por estarem lutando, sabendo que podem contar com nosso mandato. E podem contar não só com o meu, mas com o do Lula Morais, do Chico Lopes, do João Ananias, do nosso senador Inácio Arruda. Porque nós fizemos parte da gestão da prefeita Luizianne e nós mostramos capacidade, nosso partido ao lado da prefeita mostrou capacidade técnica e de abrir o debate e conversar com todas as pessoas. Eu quero falar a cada mulher, da força, da coragem, da determinação, de se trabalhar uma cidade mais humana, mais solidária, de uma cidade feitas por todos. Pensa no Centro da Cidade. Pensa na geração de emprego e renda, mas pensa também na mobilidade. Uma cidade mais planejada e mais pensada, que encha os corações da gente, aquele gosto de ver as coisas acontecendo.”, complementou Eliana Gomes.
Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)