Sem categoria

Nobel de Literatura tem 210 candidatos ao prêmio em 2012

Um total de 210 escritores, dos quais 46 nunca haviam sido candidatos, concorrem ao Nobel de Literatura 2012, informou o secretário permanente da Academia Sueca, Peter Englund.
O secretário publicou em seu blog que a Academia fechou na quinta-feira passada a lista dos aspirantes ao prêmio, cujo vencedor no ano passado foi o poeta sueco Tomas Tranströmer.

Como parte da seleção de candidatos, a Academia multiplicou por cinco as solicitações para participar do processo enviadas a universidades nos Estados Unidos, embora o número de respostas "não tenha sido tão bom quanto esperávamos", indicou Englund.

Por outro lado, "um número grande e incomum" de ganhadores do Nobel de Literatura exerceram seu direito de nomear aspirantes.

O Comitê do Nobel de Literatura envia a cada ano, em setembro, entre 600 e 700 cartas a pessoas e instituições renomadas para proporem candidatos ao prêmio.

Entre os que podem escolhê-los estão os membros da Academia Sueca e de outras organizações similares, professores de Literatura e Linguística de universidades, ganhadores do prêmio e presidentes de sociedades de autores representativas em seus países.

O Comitê deverá reduzir em abril a lista de aspirantes para 15 ou 20 nomes, que serão indicados como candidatos preliminares, e um mês depois ficarão apenas os cinco finalistas.

Entre os meses de junho e agosto, os membros do Comitê lerão as obras dos candidatos definitivos e em setembro começarão as discussões sobre seus méritos, seguida da eleição do vencedor ou vencedores em outubro.

Fonte: Folha