Sem categoria

Brasil e Argentina criarão estatal para administrar hidrelétricas

Brasil e Argentina irão criar uma empresa estatal para administrar as futuras hidrelétricas de Garabi e de Panambi, que serão construídas na fronteira entre os dois países. O modelo a ser adotado é o mesmo da usina de Itaipu feita em parceria com o Paraguai.

A decisão foi anunciada nesta quinta (16) logo depois de reunião entre o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o ministro argentino da área, Julio de Vido, em Brasília.

Lobão afirmou que na parte brasileira a estatal binacional será vinculada à Eletrobras – como ocorre com Itaipu, que tem a outra metade sob comando do governo paraguaio. "Nós queremos criar (a estatal). E, se necessário, vamos fazer mais ou menos nos moldes de Itaipu, com os aperfeiçoamentos que forem necessários", disse Lobão.

Segundo Lobão, a licitação para o projeto executivo das usinas deverá ocorrer na Argentina entre os dias 7 e 8 de março. “Vamos fazer nos moldes de Itaipu, com os aperfeiçoamentos que forem necessários”. A potência de cada uma das usinas deverá ser de pouco mais de mil megawatts.

Fonte: Agência Brasil