Sem categoria

 Deputado quer Frente Parlamentar para defender indústria nacional

 Com a proposta de sensibilizar e mobilizar os deputados em favor do fortalecimento do setor industrial brasileiro, o deputado Newton Lima (PT-SP) começou nesta quarta-feira (15), a colher assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional. A Frente será um espaço de discussão e ações com representantes do setor empresarial, dos trabalhadores e do governo para fazer frente à redução da participação dos produtos nacionais no mercado interno e nas exportações.

 “Vamos discutir e propor medidas legislativas e políticas públicas que intensifiquem a inovação tecnológica e valorizem o conteúdo nacional nas linhas de produção brasileiras”, justificou Newton Lima.

Estudos divulgados recentemente identificaram uma grande diferença entre o aumento do faturamento real da indústria e o volume produzido, causada por uma forte elevação da participação de conteúdo importado na produção do setor.

Esse problema tem motivado manifestações públicas de alerta à sociedade e aos poderes
públicos por providências no sentido de adotar medidas para proteção da economia e do
emprego dos brasileiros.

Em recente artigo publicado na imprensa, o professor Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo, diz considerar que já há um movimento no Brasil ao qual ele denominou de “partido industrial”, referindo-se àqueles que estão preocupados com o processo de desindustrialização de alguns setores atingidos pelas importações, principalmente da China.

Newton Lima argumenta ainda que apenas desonerar o custo da produção não é
suficiente. “Precisamos qualificar a produção e o trabalho com desenvolvimento tecnológico e inovação, vencer a concorrência externa no nosso próprio mercado e disputar a pauta internacional do comércio exterior. Ou seja, precisamos entrar definitivamente na era da economia do conhecimento ao invés de nos acomodarmos com as exportações de apenas commodities”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Informes PT