Posse: Nova diretoria da Associação Atlética Universitária da UFS

Valorizar o esporte como ferramenta de integração social e promoção da cidadania. Foi com esse espírito que a nova diretoria […]

AAU/UFS

Valorizar o esporte como ferramenta de integração social e promoção da cidadania. Foi com esse espírito que a nova diretoria da Associação Atlética Universitária (AAU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) tomou posse na noite da última terça-feira, 14/2, na sede da Federação Sergipana de Futebol, em Aracaju. O evento contou com a participação da vereadora Karla Trindade (PCdoB), do secretário adjunto de Esporte do Município, Antônio Hora, do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS, Bruener Zalkowitsch, além de estudantes e representantes de entidades esportivas.

Na ocasião, a vereadora Karla falou sobre a importância do esporte na vida dos jovens e ressaltou que a área é uma das prioridades de sua atuação. “O esporte educa, integra e transforma a vida das pessoas. Fico muito feliz ao testemunhar que o desporto universitário ganhou força nos últimos anos, sobretudo na UFS, instituição pela qual passei e que foi fundamental para meu embasamento político”, destacou. A parlamentar ressaltou que o movimento estudantil associado ao esporte é fortalecido na busca por uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã.

Durante o discurso de posse como presidente, o estudante de Educação Física Francisco Pedro Rodrigues garantiu que dará continuidade ao trabalho de resgate das práticas esportivas na UFS que vinha sendo feito nos últimos anos pela gestão do também estudante de Educação Física Igor Filipe Oliveira. “Nossa ideia é levar os campeonatos para o interior, promovendo uma integração maior da AAU com os campi de Lagarto, Itabaia na e Laranjeiras. Queremos também promover o 1º Concurso Artístico com competições em diferentes categorias”, adiantou Francisco.

Para Igor Fillipe, que presidiu a associação de 2009 a 2011, o balanço de todas as ações não poderia ser melhor. Um dos destaques fica por conta da realização do UFS Champions League em 2011, um campeonato de futebol que imita o nome da “Liga dos Campeões” realizada todos os anos entre os times finalistas do futebol europeu. “Encontrei muitas portas fechadas e, hoje, com muita satisfação passo o cargo para Francisco com uma trajetória de conquistas. Sei que isso é só começo e cabe a ele e às próximas gestões manter o que foi conquistado e trazer ainda mais vitórias para essa história”, destacou o ex-presidente.

Realizações como o UFS Champions League são marcas de que a AAU renasceu, depois de alguns anos adormecida e subutilizada, para resgatar a auto-estima dos estudantes. Para o secret ário-adjunto Antônio Hora, que presidiu a AAU no final da década de 80, o esporte é fundamental para a sociedade e deve transpor as fronteiras da universidade. “O esporte é uma importante ferramenta de inclusão e resgate social. Nesse sentido, é importante que o desporto universitário contribua para que não só o futebol, mas também outras modalidades passem a fazer parte da cultura nacional”, salientou.

Antônio Hora destacou também o papel do governo na promoção de políticas públicas voltadas à área. Ele lembrou, por exemplo, do apoio incondicional da vereadora Karla Trindade para a criação da Secretaria Municipal do Esporte em abril de 2011. “Karla foi uma das pessoas que mais lutou e cobrou junto à administração do prefeito Edvaldo Nogueira para que essa secretaria se tornasse realidade”, relatou. Em menos de um ano de existência, a secretaria lançou projetos importante de incentivo ao esporte, como o Bolsa Atleta que oferece um a ajuda de custo aos desportisas.