Bloco “Maria Vem com as Outras” desfila nesta terça-feira

As mulheres cearenses estão sendo convocadas para o carnaval da avenida Domingos Olímpio. É o bloco “Maria Vem com as Outras”, organizado pela União Brasileira de Mulheres – UBM/Ceará, junto com outras entidades dos movimentos sociais. O bloco desfilará na terça-feira de Carnaval (21/02), apresentando muita animação, irreverência e criatividade.

Francileuda Soares, coordenadora da UBM Ceará, conta que o bloco foi criado no carnaval de 2011, seguindo exemplo das mulheres de Manaus (AM). Coincidentemente o Dia Internacional da Mulher, em 2011, caiu em plena terça de carnaval e mobilizamos a mulherada e fomos para a Avenida Domingos Olímpio comemorar o nosso dia e, com animação e irreverência, reafirmar nossas as bandeiras feministas, entre elas a efetivação da Lei Maria da Penha, a conclusão e estruturação do Hospital da Mulher, a instalação do Conselho Municipal da Mulher e a criação de mais delegacias da mulher. Elas gostaram, aprovaram a idéia e, este ano, o bloco promete levar mais gente pra avenida”, diz Francileuda.

A música tema do bloco é uma paródia de "Acorda, Maria Bonita", de Antonio dos Santos, gravada em 1932. A compositora é Ivete Barros, histórica autora de temas das agremiações do carnaval de Fortaleza e ganhadora do I Festival de Marchinhas Lauro Maia, em 2009. 

A concentração do “Maria Vem com as Outras” acontece na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Av. Domingos Olímpio, a partir das 16 horas desta terça-feira (21) e quem quiser participar basta se dirigir para o local.

Letra da música:

Maria, vem com as outras
Letra: Ivete Barros

Acorda Maria, vem com as outras
Acorda teu potencial
(bis)
Mostra que a mulher é capaz
De ser feliz e brincar o carnaval.

A toda violência, diga não
Mulher de luta faz revolução
(bis)
Maria, toda mulher tem direito
Espaço, poder e decisão.

Maria da Penha, Maria Isabel, Maria da Conceição
Nenhuma mulher deve ser submissa não.

Baixe a música AQUI !