Sem categoria

União Europeia e FMI fecham novo pacote para a Grécia

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovaram na madrugada desta terça-feira, depois de 13 horas de discussões novo empréstimo à Grécia, para evitar o calote dentro de um mês.

O fundo disponibilizado, porém, de 130 bilhões de euros, não resolve os problemas a longo prazo, segundo os analistas. É o segundo empréstimo obtido pelos gregos desde o agravamento da crise econômica internacional. O país vive dias de tensão sob protestos constantes e críticas da população, submetida a sucessivos pacotes de arrocho, que preveem reduções salariais e cortes de direitos.

O resgate permitirá ao governo grego uma parcela de 14,5 bilhões de euros da dívida, a vencer em  20 de março.

As autoridades europeias acusam a Grécia de ter passado muitos anos gastando mais do que arrecadava e que a situação não mudou com a concessão do primeiro resgate, de 110 bilhões de euros, em maio de 2010.

O plano de arrocho imposto pela União Europeia e o FMI em troca da nova ajuda visa a cortar o gasto público grego em um valor equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, com o objetivo de reduzir a dívida pública dos atuais 160% do PIB para 120,5% em 2020.

Com agências