140 anos do sanitarista Oswaldo Cruz
A Universidade de Pernambuco, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Igreja Católica homenagearam na ultima quarta-feira (22), no campus da UPE de Recife, durante a abertura da Campanha da Fraternidade, os 140 anos de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que dá nome a um dos hospitais universitários da UPE.
Publicado 24/02/2012 14:51 | Editado 04/03/2020 16:57
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a missa de abertura da Campanha da Fraternidade (CF) – início da quaresma, período que antecede a celebração da morte e da ressurreição de Jesus Cristo – na Igreja de São Sebastião, no bairro de Santo Amaro, e no final seguiu em caminhada com os fiéis até o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. O arcebispo abençoou a unidade de saúde pública estadual e homenageou junto com o reitor da UPE, Carlos Calado, os 140 anos do sanitarista Oswaldo Cruz, com uma placa comemorativa.
Esta é a segunda vez, em 49 edições, que a CF enfoca um tema ligado à saúde. A primeira foi em 1981, quando paróquias, pastorais e movimentos religiosos católicos discutiram o tema “Saúde para todos”. A primeira CF organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu em 1964. Para este ano, as discussões sobre a campanha devem ocorrer até dezembro. Estão previstas palestras e caminhadas, como a realizada ontem após a missa.
Do Recife,
Elaine de Paula, com informação da Rádio Olinda e do Jornal do Commercio.