Ampliada cobertura de atendimento na saúde em Maranguape

Em três anos, a Prefeitura de Maranguape por meio da Secretaria de Saúde ampliou a cobertura de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF), um dos fatores que contribuíram para a redução de 60% na taxa de Mortalidade Infantil em 2010. A população conta agora com novos Postos de Saúde: São João do Amanarí, Lagoa do Juvenal, Manoel Guedes (Rato de Cima) e na Sede – Outra Banda, Parque Santa Fé, Coité e Villares da Serra.

Além disso, Postos de Saúde foram reformados de forma a oferecer uma ambiente mais confortável e adequado às necessidades da população: Amanarí, Cachoeira Umarizeiras, Lajes, Papara, Antonio Marques, Vila Nova, Av. Stênio Gomes (Sede) e Novo Parque Iracema.

Outra conquista dos maranguapenses foi a reforma e ampliação do Hospital Municipal Argeu Braga Herbster. Esta foi a maior obra já realizada no Hospital. Segundo o Prefeito George Valentim o projeto levou em conta solicitações da população e a necessidade de oferecer mais conforto e humanização no atendimento. Uma das principais melhorias foi a separação da Emergência Pediátrica da Emergência Adulto, foi implementado o Programa Acolhimento e novos leitos de observação adulto e pediátrico – enfermaria.

Maranguape foi contemplado com dois novos equipamentos de saúde que reforçam e agilizam o atendimento: a Unidade de Pronto Atendimento ( UPA) e o Serviço Móvel de Urgência ( SAMU).
A Secretaria de Saúde busca se aproximar do cidadão com isso realiza Ações Cidadania em todos os distritos, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos, exames laboratoriais, emissão de documentos, incentivo a leitura, entre outros serviços. Uma ação integrada realizada pela Prefeitura por meio de várias Secretarias: Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação e a Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC). A Secretaria realiza ainda palestras em indústrias voltadas para a prevenção de doenças e saúde da mulher.

Fonte: Prefeitura de Maranguape