Sem categoria

China cria centro para estimular energias renováveis

O Centro Nacional de Energia Renovável (CNREC) foi estabelecido nesta quinta-feira (23) com o objetivo de desenvolver estratégias, conduzir pesquisas e buscar programas de cooperação com a comunidade internacional para estimular as fontes alternativas de energia. Trata-se do primeiro órgão desse tipo na China.

Por Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil

“Para resolver os problemas enfrentados pela indústria renovável, precisamos apresentar políticas e medidas adequadas para o setor”, afirmou Liu Qi, presidente da Administração Nacional de Energia e chefe do comitê que comandará o CNREC.

O centro ajudará as autoridades a criar um “roteiro de desenvolvimento” para as energias solar, eólica, biocombustíveis e outras fontes renováveis, assim como coletará e analisará dados da indústria para serem utilizados pelo governo.

A Dinamarca é uma parceira estratégica no CNREC, tendo doado US$ 17,9 milhões na forma de um acordo bilateral para desenvolver novas tecnologias limpas e para impulsionar a China rumo a uma economia de baixo carbono.

Segundo dados da Bloomberg New Energy Finance, a China ficou atrás apenas dos Estados Unidos em investimentos em energias limpas em 2011, com a marca de US$ 47,4 bilhões.

De acordo com dados do Conselho de Eletricidade Chinês, as renováveis responderam por 27,5% de tudo o que foi instalado na capacidade do país no ano passado.

Fonte: Envolverde