Sem categoria

China cria órgão para gerenciar políticas de energia renovável

A China estabeleceu um centro de pesquisas para a gestão de políticas de energia renovável, esfera prioritária do país em seu esforço para avançar em direção a um desenvolvimento sustentável.

O Centro Nacional de Energias Renováveis da China (CNREC, sigla em inglês) estudará e redigirá estratégias, além de realizar pesquisa e criar programas em colaboração com a comunidade internacional, de acordo com fontes oficiais.

A instituição permitirá resolver os problemas relacionados à indústria das energias renováveis, segundo declarou na cerimônia inaugural o sub-diretor da Administração Nacional de Energia, Liu Qi. O evento foi divulgado nesta sexta-feira (25) nos meios de comunicação.

Qi explicou que o centro ajudará as autoridades a criar uma "rota para o desenvolvimento" das energias solar e eólica, o biocombustível e outros recursos renováveis, bem como recompilar e analisar a informação necessária para legislar sobre o tema.

"Com fundos majoritariamente do governo e do Programa de Desenvolvimento de Energias Renováveis entre a China e a Dinamarca, um projeto conjunto de cinco anos desenvolvido por ambos os países, a instituição, elaborará soluções em campo-chave", detalhou.

Entre estes, assinalou a distribuição de cotas e a geração de eletricidade com fontes não fósseis.

Liu Qi será o primeiro presidente do comitê administrativo do centro, integrado por sete membros, segundo foi divulgado.

A China se propõe a reduzir em 17% as emissões de dióxido de carbono para 2011-2015 e a elevar em 11,4% o consumo de energias renováveis, de acordo com os planos oficiais.

Fonte: Prensa Latina