Sem categoria

Morre em combate chefe guerrilheiro colombiano

O Exército Nacional confirmou nesta sexta-feira (24) que o chefe da frente 42 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Wilson Correa, codinome Eduardo Robayo, morreu em combate no departamento de Meta.

Segundo a instituição, Robayo – um dos homens mais procurados no país – caiu depois de uma operação ofensiva levada a cabo pelo exército em uma zona selvática conhecida como Vistahermosa.

O abatido chefe guerrilheiro era apontado como o responsável por deter o governador Alan Jara em 2001, quem esteve cativo até 2009.

De acordo com o Exército, Robayo entrou às FARC com 18 anos e pertenceu às frentes 26 e 40, e ao Estado Maior de Bloco Oriental, e também fez parte do anel de segurança do falecido líder histórico Manuel Marulanda Vélez, codinome Tirofijo (Tiro Certeiro em espanhol).

Por outra parte, o comandante das Forças Militares, general Alejandro Navas, desmentiu que o atual máximo líder das FARC, Rodrigo Londoño, codinome Timoleón Jiménez, tenha morrido em combate, como se chegou a especular nas redes sociais.

Não há informação que permita confirmar a morte de outros altos objetivos, como Timoleón, referiu o alto oficial em declarações à imprensa.

Fonte: Agência Prensa Latina