Sem categoria

Chanceler indiano viaja ao Egito; Síria e Irã estão na agenda

O ministro de Relações Exteriores da Índia, S. M. Krishna, viajou nesta sexta-feira (2) ao Egito para estabelecer relações com o novo governo desse país e trocar opiniões sobre a situação na Síria.

Krishna e seu homólogo egípcio, Mohamed Kamel Amr, dirigirão no domingo as delegações à VI Reunião da Comissão Mista Intergovernamental, durante a qual serão revisadas e projetadas as relações bilaterais nas áreas comercial, de ciência e tecnologia, cultura e tecnologia da informação.

Antes, o chanceler indiano se reunirá com Nabil El Araby, secretário geral da Liga Árabe, para vistoriar e combinar posições com relação à situação na Síria e no Irã.

Nova Déli respaldou perante o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU duas moções sobre a transição democrática na Síria, mas esclareceu não estar a favor de intromissões estrangeiras para forçar uma mudança de regime na nação árabe.

Com relação ao Irã, tem reiterado que não se apegará a outras sanções contra o Teerã que não sejam as emanadas das Nações Unidas, o que em termos práticos se traduzirá em que continuará comprando petróleo iraniano e inclusive negociará um aumento das exportações ao Estado persa.

No que será a primeira visita de alto nível da Índia ao Egito depois da queda de Hosni Mubarak, Krishna tentará reimpulsionar os vínculos econômicos e de cooperação tecnológica entre ambos países.

O comércio bilateral alcança os 3,2 bilhões de dólares ao ano, enquanto os investimentos indianos naquela nação somam dois bilhões de dólares, principalmente nos setores dos hidrocarbonetos e na agricultura.

No plano político, espera-se que Krishna estabeleça um melhor relacionamento com autoridades militares importantes no processo de transição no Egito. Um de seus interlocutores será o marechal de campo Mohamed Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas.

Também está previsto se reunir com dos dirigentes dos principais partidos políticos egípcios.
Fonte: Prensa Latina