Debate com as bases partidárias reforça clima eleitoral no PCdoB

Representantes das bases partidárias do PCdoB de Fortaleza debateram a organização do Partido no município, eleições e o calendário de comemoração do aniversário do Partido, que comemora este ano 90 anos de existência. O evento aconteceu na manhã do último sábado (03/03), no Auditório da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Para a secretária de organização do comitê municipal de Fortaleza, Ana Lúcia Viana, o momento de reunir as bases do Partido faz parte do processo de fortalecimento da estrutura comunista e preparação para as batalhas futuras, em especial, a eleitoral. “Essa batalha só será possível se cada militante se dedicar para o êxito do processo”, afirmou.

O presidente do PCdoB de Fortaleza, Luís Carlos Paes, destacou a importância de 2012 para o Partido, com a inserção dos comunistas em um rico debate tanto no plano nacional quanto no municipal. “Vamos nos dedicar à pauta que temos na cidade. Por isso é preciso acelerar o passo para qualificar a disputa”.

Já o presidente do PCdoB do Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), ressaltou a trajetória do Partido e definiu o encontro de bases como um momento de preparação para alcançar o objetivo persistido pelo PCdoB desde sua fundação. “Nosso Partido tem uma caminhada grande em defesa do Socialismo no Brasil. Enfrentamos todo tipo de luta, vivemos na ilegalidade, conquistamos legalidade e somos amadurecidos e atentos ao momento atual”, frisou Patinhas.

Segundo Patinhas, a luta para o Socialismo exige uma esquerda forte no País, pois é necessário mexer em áreas essenciais para a democratização da nação, como a economia e os meios de comunicação. O presidente lamentou as limitações do governo do PT em avançar nestas duas pautas.

Partido influente e de massa

Patinhas apontou o fortalecimento do PCdoB como uma questão central, alertando para a formação de quadros nos mais diversos campos de atuação. “Precisamos constituir de um Partido com influência de massa e que tenha intervenção nas três frentes que decidimos atuar: institucional, luta de idéias e de massas”.

Para o Presidente estadual, a compreensão da atuação nos movimentos sociais também é fundamental para avançar na organização partidária. “Nosso Partido na luta de ideias é hegemônico”, afirmou. Carlos Augusto reforçou que o centro da atividade partidária é a base, sendo de primeira ordem manter uma agenda “viva” para crescer o PCdoB.

Eleições 2012

Patinhas relembrou a decisão da reunião do Comitê Estadual em 2011, que definiu a participação dos comunistas na disputa majoritária em Fortaleza “Essa batalha é central e difícil, portanto devemos encará-la de cabeça erguida”. Ainda para o dirigente, três fatores – alianças, condições materiais e o partido forte – devem fazer parte da preparação para as eleições. “Teremos várias reuniões até lá. É dever de cada base formar comitês e vamos com muita política construir alianças para a disputa”.

Patinhas chamou atenção para o funcionamento permanente dos organismos partidários, para que não sejam dissolvidos por conta das campanhas. “Os comitês devem atuar mais politicamente para empolgar o povo”, defende. Otimista, o comunista reiterou que o nível de influência atingido pelo PCdoB no município legitima mais ainda o pleito majoritário. “Temos um bom combate pela frente e a nossa vitória colocará o PCdoB em outro patamar”, finalizou.

Projeto para a Cidade

O senador Inácio Arruda fez uma intervenção especial, elencando diversos temas que devem ser abordados durante o processo eleitoral. Inácio afirmou o clima positivo existente nos diálogos com relação à formação de uma possível aliança. “Esse esforço o Partido vem fazendo, agora se vai materializar é outro problema, mas o trabalho que o PCdoB vem realizando é nesse sentido, porque tem muitos partidos que podem coligar-se com o PCdoB”.

Inácio ressaltou a necessidade da elaboração de um programa para debater com a sociedade, construído com ideias simples e aliadas, principalmente, ao projeto de desenvolvimento da cidade. “Devemos debater questões que estejam no dia-a-dia do povo, por isso é preciso ouvir as expectativas da cidade”, defende.

O senador enfatizou as visitas que devem ser realizadas em todas as regiões para ouvir as aspirações das comunidades. Afirmou ter conhecimento de um material que buscou ouvir a população nesses quatro anos. “Ter um diálogo próximo com a sociedade para examinar o sentimento com relação à eleição é fundamental”, considera.

Inácio evidenciou a inserção do trabalho partidário a partir das bases como questão importante para a qualificação do debate no momento que se aproxima. “Esta é uma grande diferença nossa nas disputas político-eleitorais, então a influência nas universidades, sindicatos, no movimento comunitário devem ser caminhos percorridos para fortalecer a campanha eleitoral do porte que vamos disputar”.

Para Inácio, o pleito majoritário em Fortaleza exige muito convencimento e o cenário será muito acirrado, então são imprescindíveis boas ideias e enfrentar o debate com consciência, conhecendo as dificuldades, estudando a batalha eleitoral. “Mesmo sem recursos, tendo comando e entendendo o processo poderemos ir além”.

Inácio entregou a campanha nas mãos na militância, afirmando que os comunistas vão fazer uma grande diferença na difusão do projeto do PCdoB para Fortaleza. “Há muita disposição no meio do povo para abraçar essa campanha e a nossa vitória vai ajudar o povo no avanço por mais mudanças”, concluiu.

90 anos do Partido Comunista do Brasil

O PCdoB de Fortaleza definiu um calendário de atividades para a comemoração dos 90 anos do Partido. Faz parte da programação uma caminhada pelo centro da Cidade, Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza, o 2º Concurso Literário Marxista, bandeiraços e panfletagens, que serão realizados pelos Comitês Auxiliares do Partido.

De Fortaleza,
Ivina Carla (estagiária do Portal Vermelho)