Espanha nega suposto pacto contra candidato francês
O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, negou nesta segunda (5) a existência de um suposto pacto entre vários líderes conservadores europeus contra o candidato à presidência francesa pelo Partido Socialista, François Hollande.
Publicado 05/03/2012 15:14
Em coletiva de imprensa no Palácio de la Moncloa (sede do poder central), o líder do Partido Popular (PP), de direita, qualificou como incorreta essa informação, difundida pelo semanário alemão Der Spiegel.
Segundo a publicação germânica, os governantes da Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido teriam entrado em acordo para não receber Hollande, como um gesto de apoio a seu candidato nas urnas e atual presidente francês, Nicolás Sarkozy.
Não é verdade, reafirmou o presidente do Executivo ibérico, ao ser interrogado sobre sua suposta negativa a reunir-se com o candidato socialista francês, que figura como favorito em todas as pesquisas, a menos de dois meses das eleições.
Rajoy reconheceu que, para as próximas eleições na vizinha nação, todo mundo conhece seu favoritismo por Sarkozy, com quem, destacou, compartilha militância de partido, em alusão à ideologia conservadora de seus respectivos agrupamentos.
"Isso de dizer que não queira recebê-lo é faltar com a verdade", insistiu o líder do PP, depois de afirmar que se inteirou da notícia pelos jornais. "O senhor Hollande também não terá maior interesse (de reunir-se com ele), pois a mim não disse isso, mas posso lhe assegurar que comigo não ocorreria isto", concluiu.
Fonte: Prensa Latina