Câmara de Caruaru homenageia servidoras no Dia da Mulher

Com a chegada da semana comemorativa do Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Caruaru irá homenagear todas as servidoras da casa com um café da manhã, que será realizado na quinta-feira (8).

“É uma simples comemoração, tendo em vista que a mulher tem um papel muito significativo na sociedade, e que merece homenagens a cada dia, devido a sua história de conquista”, ressalta o presidente da casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB).

Histórico:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte Secretaria de Comunicação da Câmara de Caruaru