Sem categoria

China diz que medidas dos EUA violam normas da OMC

A China declarou nesta quarta-feira que uma decisão do Senado dos Estados Unidos viola as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC). A medida autoriza o Departamento de Comércio a impor taxas contra os subsídios às importações de produtos chineses.

Não estamos obrigados a obedecer às leis e regulamentos de um país que não correspondem às regras das organizações internacionais, disse o ministro de Comércio, Chen Deming, em coletiva à imprensa ao referir-se à nova medida.

Chen reafirmou que Pequim só acata as normas das entidades a que pertence, como a Organização Mundial de Comércio (OMC).

O projeto foi aprovado em resposta a uma decisão da Corte Federal de 19 de dezembro passado, segundo a qual o mencionado departamento carece de autoridade legal para aplicar as referidas taxas a produtos procedentes de países fora da categoria de economia de mercado.

A autoridade chinesa expressou ainda a esperança de que uma agência federal criada recentemente nos Estados Unidos para tratar práticas comerciais injustas possa funcionar de maneira aberta e transparente.

Estamos seguindo de perto a operação do novo centro para determinar se cumpre ou não as normas do comércio internacional, acrescentou Chen.

Os atritos comerciais entre as duas maiores economias do mundo são freqüentes e devem continuar com esse novo passo, que os Estados Unidos dão pouco depois de uma visita do vice-presidente Xi Jinping àquele país, no mês passado.

Prensa Latina