Copa do Brasil começa hoje e alimenta o sonho da Libertadores
A partir desta quarta-feira (7), 64 times de todo o país disputarão o título da 24ª edição da Copa do Brasil — excluindo aqueles que estão participando da Libertadores: Corinthians, Santos, Internacional, Flamengo, Fluminense e Vasco, atual campeão da competição. Na estreia do campeonato, 38 equipes entrarão em campo para defender seu futebol.
Publicado 07/03/2012 12:07

Entre os times na disputa, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG e Cruzeiro figuram como principais candidatos ao título, em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2013.
O torneio teve início em 1989 e é disputado em sistema de mata-mata (jogos de ida e volta), com 32 grupos de dois. Serão 126 partidas no total. Desde 2001, as equipes que disputam a Libertadores não participam da Copa do Brasil – o que irá mudar na próxima edição. Além da vaga direta no torneio continental do ano que vem, o campeão de 2012 receberá uma premiação de 2,5 milhões de reais.
Entre os 12 principais clubes dos quatro grandes centros do futebol brasileiro (SP/RS/RJ/MG), apenas Botafogo, São Paulo e Atlético-MG não conquistaram o título da competição. Coincidentemente, seus técnicos (Oswaldo de Oliveira, Leão e Cuca) também não venceram a Copa do Brasil. O especialista no torneio é Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras. Fora ele, detentor de três títulos por Criciúma, Grêmio e Palmeiras, nenhum outro técnico levantou o caneco mais que uma vez (veja infográfico abaixo).
A Copa do Brasil também é uma excelente vitrine para as equipes menores, que podem surpreender. A galeria de campeões inclui Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista de Jundiaí (2005) e Sport (2008).
Confrontos entre grandes clubes poderão acontecer apenas nas quartas de final. Caso todos os favoritos avancem a esta fase, é possível prever os encontros entre Palmeiras e Cruzeiro, e São Paulo e Atlético-MG. O Grêmio, por sua vez, poderá enfrentar Bahia ou Portuguesa.
Com informações de agências