Grande Caminhada marcará o Dia da Mulher em Juazeiro-BA

O Movimento da Mulher de Juazeiro, formado pelas instituições de proteção e defesa dos direitos da mulher, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia, realizará nesta quinta-feira (8/3) a 16ª Caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 135 países. Com o tema: “Mulher! Vem, assume teu poder!”, este ano o evento homenageia os 80 anos do voto feminino. A concentração será às 15h, no Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), no bairro Novo Encontro.

Marli Carvalho, gestora de políticas para as mulheres da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), falou sobre a importância do movimento. “Estamos caminhando a passos largos para ampliarmos a participação da mulher nos espaços da política, do poder institucional e dos novos espaços sociais, para então instituirmos novos valores e atitudes da sociedade em relação às suas cidadãs”.

A Seiasc, através do CIAM, promove a proteção às vítimas de violência mediante atendimento psicológico, pedagógico e de assistência social, além de apoio jurídico. Em média são 95 mulheres/mês que também recebem palestras e cursos de capacitação de cabeleireira e manicure, doces e salgados, babá, camareira, serviços gerais e de artesanato.

O Grupo de Apoio à Mulher (GAM), que funciona no CIAM, promove encontros visando melhorar a autoestima das mulheres e além de visitas domiciliares do corpo técnico-social há os encaminhamentos à rede de proteção. Na área médica, três ginecologistas e um cardiologista atendem duas vezes por semana as usuárias do Centro.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro na Bahia.