Sem categoria

Centrais fazem atos contra a desindustrialização e importações

Em 2011, o país mais importou do que exportou café moído. Isso porque mantemos uma política de vender café verde em grãos, de baixa qualidade, sem avançar nos processos mais qualitativos de torrar e moer, como exige o mercado internacional. Contra a desindustrialização e aumento das importações, as centrais sindicais preparam uma série de atos públicos para chamar a atenção da socidade e do governo federal para os riscos devastadores como o desemprego por conta da redução do ritmo da produção.

As primeiras manifestações estão programadas para acontecer na região Sul. A primeira está prevista no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, no dia 22 de março. Depois, Em Porto Alegre (RS), no dia 26. Em Curitiba o ato será no dia 3 de abril,no Paraná. São Paulo deve ser a cidade que abrirá a série de atos na região Sudeste.

Leia também:
Ainda sobre os riscos da desindustrialização

Em breve as centrais divulgam os endereços onde acontecerão as manifestações. Participam da organização a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical.

A próxima reunião de organização acontecerá na segunda-feira (12), às 8 horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi. Além de representantes das centrais sindicais, também devem estar presentes representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.(Abimaq) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

da redação