Estudantes estrangeiros da UFPI organizam entidade

A associação passará a receber o repasse das carteiras estudantis feito pelo DCE, referente aos estudantes estrangeiros.

Usman Ufpi - Divulgação
Estudantes estrangeiros que estudam na Universidade Federal do Piauí – UFPI fundaram a Associação representativa, ao todo são 42 estudantes dos mais diversos países, podemos citar Guiné Bissaú, Nigéria e Bolívia. A Associação dos Estudantes do Programa de Convênio de Graduação da UFPI, tem o objetivo de defender os direitos dos estudantes africanos que estudam na universidade sob a modalidade de convênio com países estrangeiros.

De acordo com o Usman Abdulhadi Usman, estudante africano proveniente da Nigéria e Presidente da Associação, “a entidade tem o objetivo de congregar todos os estudantes estrangeiros que estudam no programa de convênio de graduação da UFPI, que são africanos, com o intuito de organizá-los e promover o intercâmbio com os estudantes brasileiros, além de promover festividades culturais".

A associação se faz necessária haja vista que os estudantes estrangeiros já enfrentaram diversos problemas com a reitoria da UFPI, que em oportunidades passadas quase cancelou o convênio com os países, o que deixaria os estudantes sem perspectivas de terminarem os seus curso, comenta Usman.

No último Conselho de Entidades de Base – CEB do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, a Associação solicitou que os valores de repasses das carteiras de estudantes estrangeiros fossem para a associação, assim o DCE e os Centros Acadêmicos aprovaram o repasse, além de abdicarem dos valores à que tinham direito. Tal medida vai deixar a associação em uma boa situação financeira para realizar suas atividades de forma autônoma.