Ex-atletas do futebol baiano entram novamente em campo

Sorriso, descontração, olhos atentos e muita satisfação. Esses foram os sentimentos que tomaram conta da noite do último sábado (9/3), no salão do hotel Fiesta, em Salvador, durante a aula inaugural do Curso Técnico em Lazer para os ex-atletas do futebol baiano. Estrelas como Osni, Beijoca e André Catimba abrilhantaram o evento.

Estiveram presentes no evento, o Secretário Estadual da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ney Campello, ex-atletas do futebol baiano, o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Gonçalves, representantes da Secretária de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Federação Baiana de Futebol (FBF), do presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap), Sérgio Morais Ferreira, o Superintendente da AGAP, Hugo Aparecido, do presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia (Sindap – BA), Osni Lopes, entre outros.

Para o ex-atleta do futebol e atual superintendente da AGAP, Hugo Aparecido, o dia de hoje representa uma nova oportunidade para esses profissionais. “Atrás daquele atleta existe um homem. Hoje aqui estar se abrindo uma oportunidade para que possamos crescer, pois o estudo valoriza o homem. A Secopa e a SEC estão correndo atrás da gente para estudarmos. Vamos aproveitar essa oportunidade”.

Durante sua fala, o secretário Ney Campello ressaltou o papel do curso para os ex-atletas e o Governo do Estado da Bahia. “Vamos lutar para que o receptivo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 seja formado por aqueles que jogaram na antiga Fonte Nova. Queremos que o receptivo seja formado de profissionais que tanto honraram suas camisas, o futebol baiano e a Bahia”, destacou.

Salientou também a importância do esforço de convencimento dos ex-atletas “para que até 2014 tenhamos centenas de profissionais formados nesse processo de qualificação”, complementou Ney Campello.

Já o ex-jogador de futebol da seleção brasileira, Gonçalves, apresentou um projeto social que desenvolve, juntamente com o governo e a prefeitura do Rio de Janeiro, envolvendo ex-atletas do futebol, além de parabenizar o Governo da Bahia pela iniciativa. “parabenizou a todos por terem dado o primeiro passo e terem vindo até aqui. O futebol que sempre foi nossa vida, nossa paixão, abre também muitas portas.”

Capacitação

O curso que será iniciado em abril terá um ano e meio de duração e duas abordagens: receptivo para treinamento em recepção de turistas e delegações e técnico em lazer. No total, 40 vagas serão oferecidas inicialmente. As aulas acontecerão de segunda a sábado, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Espaço Jequitaia), no bairro da Calçada, em Salvador.

Fonte: Ascom da Secopa Bahia.