Sem categoria

 Perpétua Almeida sugere debate sobre IDH da Floresta na Rio+20

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), junto com o senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da mesma comissão no Senado, integram a Comissão Nacional da Rio+20 como representantes do Congresso Nacional. A Conferencia Rio+20 tem o objetivo de assegurar comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável em busca de uma Economia Verde no planeta.

Com a preocupação de garantir o desenvolvimento de regiões com grandes cobertura florestal foi que a deputada sugeriu um debate, na Conferência, sobre os novos parâmetros para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando-se em consideração o IDH da Floresta – o IDHF, tendo em vista que são exatamente essas regiões que protegeram suas florestas, que aparecem com os piores índices de desenvolvimento humano.

A proposta foi apresentada na última sexta-feira |(9), durante reunião com o secretário geral da ONU (Organização das nações Unidas), Sha Zukang, e os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota; do Meio Ambiente, Izabela Teixeira; da Casa Civil, Gleise Hoffman e o Secretario Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

A ministra Isabella Teixeira manifestou interesse em facilitar o debate sobre a proposta da deputada, o que foi reforçado pelo ministro Patriota. Patriota enfatizou que a deputada “conhece de perto a realidade das populaças tradicionais”. E destacou que é uma honra tê-la como integrante dos debates sobre a Rio+20, única mulher a presidir comissões na Câmara.

“Acho esse debate sobre IDHF e do desenvolvimento das populações da floresta de grande importância para o nosso Acre. Precisamos de ações concretas para que o homem que preservou a floresta até aqui possa ser o principal beneficiado por ela”, concluiu a deputada.

De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida