Sem categoria

Reunião define participação de parlamentares na Rio+20

Presidentes de comissões e representantes de frentes parlamentares da Câmara dos Deputados conheceram em detalhes a metodologia e a logística da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, em reunião intermediada pela presidente da Comissão de Relações Exteriores, Perpétua Almeida (PCdoB-AC), na tarde desta terça-feira (10).

O embaixador do Itamaraty Luiz Alberto Figueiredo Machado, secretário-executivo da Comissão Nacional da Rio+20, e o ministro Laudemir Aguiar, do Ministério de Relações Exteriores, informaram que a Câmara e o Senado terão direito ao maior espaço já ofertado ao parlamento brasileiro por uma conferência organizada pela Nações Unidas.

O encontro praticamente encerrou a dúvida sobre quantos parlamentares representarão a Câmara na Conferência do Clima. A delegação deve ser composta de 50 deputados com acesso livre às plenárias. Outros 50 parlamentares serão credenciados para ter acesso aos demais pavilhões do Riocentro – eventos paralelos que pretendem, ao final do evento, propor soluções novas para a questão social, ambiental e econômica no mundo para os próximos 20 anos.

Por toda esta semana, as sugestões de nomes serão enviadas pelos colegiados à presidente da Ccomissão, que submeterá as listas brutas ao presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). “O tamanho da nossa delegação determinará o método de participação e os critérios da representatividade da Câmara na conferência”, disse a deputada. “Certamente, todos os setores da Casa estarão contemplados”, finalizou. “A nossa intenção é acolher as ideias levadas pelos congressistas”, disse o ministro Luiz Alberto Figueiredo.

Questões de segurança e as limitações físicas do Riocentro, que tem capacidade para 43 mil pessoas, influenciam no número reduzido de representantes de todos os setores interessados em discutir o clima no planeta. Por ser organizada pela ONU, a Rio+20 tem preocupação maior em acomodar as delegações dos países. O Itamaraty estima que em torno de 10 mil jornalistas e 10 mil representantes da sociedade civil sejam credenciados.

A deputada Janete Pietá sugeriu que a delegação da Câmara seja paritária ao grupo de parlamentares que representarão o Senado Federal na Rio+20. Ou seja, 10% dos integrantes de cada casa. O deputado Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, propôs discutir prioridades que a Câmara levaria como mudança positiva na legislação atual.

De Brasília
Com informações da Comissão de Relações Exteriores