Sem categoria

Brasil sedia congresso sindical mais importante do continente

Os presidentes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina estão na lista de convidados da cerimônia de abertura do 2o Congresso Continental que a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realizará na cidade de Foz de Iguaçu entre os dias 17 e 20 de abril de 2012. O tema central do Congresso será “Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade”.

 “Em um contexto profundamente negativo nos países do Norte, consideramos que as Américas, com todas suas contradições e desigualdades, podem ser fonte de alternativas ao modelo neoliberal”, propõe Víctor Báez Mosqueira, secretário geral da CSA. “Se o sindicalismo das Américas conseguir a integração real dos povos – não somente econômica, mas sobretudo social -, podemos ser o continente do século 21.”

De acordo com Víctor Báez, o trabalho decente está intimamente conectado com o desenvolvimento sustentável. “O sindicalismo deve mobilizar-se ante seus governos pela geração de trabalho decente, o emprego formal com direitos, garantias para a negociação coletiva e a liberdade sindical, a seguridade social para todos e todas e um verdadeiro diálogo social”, explica o dirigente sindical.

E enfatiza: “Se realmente desejamos construir sociedades menos desiguais, devemos mudar o modelo econômico de nossas nações e superar seu embasamento no setor primário.”

Participantes

Além dos chefes de Estado, o evento deve reunir cerca de 500 participantes, incluindo delegados de organizações e centrais sindicais afiliadas, além de observadores e convidados de todo o mundo.

O encontro também vai a eleger a nova secretaria executiva da CSA, cujo mandato deverá executar, nos próximos quatro anos, as resoluções acordadas pelo movimento sindical durante a reunião.

A CSA é a expressão sindical regional mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008 na Cidade de Panamá, afilia 59 organizações nacionais de 27 países, que representam mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras das Américas. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI).

De Brasília
Com informações da CSA