Sem categoria

Tibete promete emprego para todos os universitários graduados

As autoridades da Região Autônoma do Tibete, no sudoeste da China, prometeram criar oportunidades de trabalho para todos os universitários graduados ainda este ano, uma ação raramente vista em outras províncias chinesas.

Esta não é a primeira vez que as autoridades locais fazem tal garantia. No ano passado, a taxa de emprego de universitários graduados no Tibete atingiu quase 100%, pois 12,322 mil dos 12,407 mil universitários que se formaram conseguiram emprego.

"Nós continuaremos a criar mais oportunidades para eles, e nos esforçaremos para ajudar todos os universitários graduados a encontrar trabalho", disse Yao Ruifeng, diretor do Departamento Regional de Recursos Humanos e Seguridade Social.

Yao afirmou que o governo local aumentará o número de vagas nos serviços públicos e incentivará os estudantes formados a buscar oportunidades fora do Tibete, em províncias do interior.

O número de universitários graduados no Tibet provavelmente chegará a 13 mil este ano. A proporção impressionante de formados trabalhando no ano passado, comparada à média de 84% de 2006 até 2010, foi resultado de esforços crescentes do governo regional tibetano em expandir o mercado de emprego para jovens instruídos.

No ano passado, o governo começou a oferecer incentivos em dinheiro para formandos empregados por empresas privadas e prometeu reembolsar custos com mensalidades ou anular empréstimos estudantis para universitários graduados que trabalham no setor privado por mais de cinco anos, disseram funcionários.

Fonte: Agência Xinhua