Sem categoria

Pesquisa revela que Chávez ganharia se as eleições fossem hoje

De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisas GIS XXI, 55% dos eleitores venezuelanos votariam no candidato Hugo Chávez se as eleições presidenciais programadas para o próximo dia 7 de outubro fossem realizadas hoje.

Apesar de campanha da oposição, Chávez é o favorito nas eleições de outubro/ Foto: Reuters

Por sua vez, o candidato opositor, Henrique Capriles Radonski, obteria apenas 22% dos votos, afirmou Jesse Chacón, diretor do Grupo de Investigação Social XXI (GIS XXI), em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (15) em Caracas.

De acordo com o estudo, o setor indeciso da população chega a 18%, enquanto que 5% diz que não votaria, explicou Chacón.

Agregou que a valorização positiva da gestão de Chávez como chefe do Estado está em 63%, que – disse – é a mais alta para o mandatário desde sua reeleição, em dezembro de 2006.

Em outro resultado, do total de pessoas interrogadas, 67% disseram ser independentes e não estarem vinculados a nenhuma formação política, enquanto 27% se declararan partidários do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), presidido por Chávez.

Bem distante disso estão os principais partidos opositores, Ação Democrática, Primeiro Justiça e Um Novo Tempo, que juntos somam meros 4% de partidários, de acordo com a pesquisa do GIS XXI.

"Pode-se dizer que não aconteceu o processo de reversão de tendências que a oposição esperava a partir das eleições primárias de 12 de fevereiro", disse Jesse Chacón.

Fonte: Prensa Latina