Sem categoria

Líder do governo anuncia votação da Lei da Copa esta semana

O novo líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse, nesta segunda-feira (19), que vai tentar votar a Lei Geral da Copa ainda nesta semana. Chinaglia se reuniu pela manhã com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e vários ministros, entre eles o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; além do vice-presidente Michel Temer e do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Todos os compromissos do governo brasileiro com a Fifa foram repassados na reunião.

Líder do governo anuncia votação da Lei da Copa esta semana - Agência Brasil

O ministro do Esporte afirmou que a presidenta Dilma Rousseff pediu prioridade na aprovação da Lei Geral da Copa para que o governo possa honrar os compromissos assumidos com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização do Mundial de 2014.

“Tratamos da tramitação da Lei Geral da Copa, repassamos todos os compromissos e os termos aditivos destes compromissos assumidos pelo governo brasileiro como país sede da Copa do Mundo, compromissos que foram assinados pelos países que antecederam o Brasil como sede da Copa do Mundo, compromissos que já estão assinados pelos países que sucederão o Brasil como sede da Copa do Mundo, no caso, a Rússia e o Catar, compromissos que, naturalmente, e não só por essas razões, o governo brasileiro honrará”, disse Aldo Rebelo.

Arlindo Chinaglia acrescentou que a questão central, na visão do governo, é o cumprimento de compromissos internacionais assumidos. Segundo ele, a Lei Geral da Copa pode ser votada ainda nesta semana.

Quebrando resistências

O ministro do Esporte também falou sobre a resistência de setores do Congresso em permitir a venda de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa do Mundo. “A questão da bebida está relacionados com convicções pessoais, morais, religiosas, e o governo e todos nós respeitamos. Nós estamos aqui tratando de compromissos assumidos pelo governo brasileiro e que devem ser cumpridos e honrados e é nesse aspecto que o governo faz a reunião e o apelo para que esses compromissos sejam honrados e cumpridos”, afirmou o ministro.

Chinaglia acrescentou: “A questão central na visão do governo é que um país como o nosso não pode deixar de cumprir compromissos internacionais assumidos, até porque isso diz respeito à nação brasileira e não a este ou aquele governo (…) Amanhã, nós teremos uma reunião com a base do governo, procurarei também os líderes da oposição para analisarmos o momento de votar, eu avalio que seja possível votar essa semana”.

De Brasília
Com agências