Seduc e Semar premiam vencedores de concursos

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), e premiou alunos, professores e escolas que se destacaram nas produções de redação e desenho

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou na manhã desta segunda-feira (19), a solenidade de premiação do VI Concurso de Redação e Desenho.

Ao todo foram premiados 12 alunos, divididos em quatro categorias, além dos professores e escolas, que são vistos como os grandes responsáveis pelo despertar da conscientização voltada ao meio ambiente.

Em sua sexta edição, a competição trabalhou este ano o tema “Queimadas Florestais” e teve a participação de alunos do ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Realizado desde 2003, o Concurso tem o objetivo de despertar e incentivar na comunidade escolar o respeito à natureza e ao patrimônio cultural, além de estimular o espírito crítico e participativo nas crianças e adolescentes, a fim de conscientizá-los da importância do exercício de cidadania na construção de uma sociedade justa e mais saudável.

O secretário estadual da Educação e Cultura, Átila Lira ressaltou a importância do concurso. “Um trabalho como este sensibiliza a todos. São pais, professores e alunos voltados para o cuidado com meio ambiente e os participantes ainda podem exercitar o que aprendem na escola”, comenta Átila.

O impacto ambiental das queimadas preocupa a comunidade científica, ambientalista e sociedade em geral. Os competidores destacaram em suas produções o cuidado que se deve ter com as diversas questões ambientais.

Marcos Aurélio Mendes, aluno da Unidade Escolar Antonio Gentil Dantas Sobrinho, localizada no município de Pimenteiras, foi o 1º lugar no concurso de redação no nível fundamental e fala sobre a sua participação. “Fui incentivado na minha escola e vi que essa é uma forma de ajudar o meio ambiente e preservar o nosso planeta, temos que nos preocupar mais com isso”, destaca o estudante.

Para Brenda Laís, 2ª colocada na categoria do Ensino Médio, o concurso é muito importante para a conscientização dos jovens em relação a preservação do planeta. “Essa ação desperta a sociedade e principalmente a juventude quanto a questão ambiental. A escola é a peça mais importante pois nos ajuda e auxilia durante todo esse percurso”, relata a jovem estudante.