Sem categoria

Chevron pode ser processada e proibida de atuar no país

Em declaração feita à imprensa neste domingo (18), o procurador da República em Campos (RJ) Eduardo Santos de Oliveira, informou que está aguardando informações do inquérito da Polícia Federal, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Ibama para oferecer denúncia criminal à Justiça Federal até o fim da semana às empresas Chevron e Transocean.

Eduardo Santos de Oliveira disse que solicitou esclarecimentos à ANP sobre o comportamento da empresa. Segun do ele, as atitudes da empresa "demonstram certo desprezo pelo acidente e os danos causados ao meio ambiente".

O Ministério Público Federal (MPF) diz ter sido informado pela agência de que a Chevron solicitara a paralisação e não a suspensão das atividades no Brasil.

Leia também:

Bacia de Campos: Marinha localiza vazamento em área explorada pela Chevron
 

Oliveira explicou que as ações da Chevron são para minimizar os problemas com respostas evasivas e informações pouco claras e não para geri-los e saná-los.

Neste domingo (18), a Marinha anunciou ter localizado mais um vazamento da empresa. Em nota, a Chevron Brasil afirmou que já havia suspendido temporariamente a produção no local.

Em novembro de 2011, quando ocorreu o primeiro vazamento do poço da Chevron no Campo de Frade, na Bacia de Campos, a ANP já havia determinado a suspensão das atividades de perfuração da empresa em território nacional, até que fossem apresentadas as causas do problema.

Com agências