Castelão será aberto para Campeonatos em 2013

Os torcedores e os clubes cearenses receberam nesta semana uma boa notícia em primeira mão do Governo do Estado do Ceará, através do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa. O Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, vai estar aberto à realização de jogos do Campeonato Cearense e da Copa do Brasil após a conclusão da obra de reforma, ampliação e modernização, prevista para dezembro deste ano.

Atualmente, o Castelão tem a obra mais adiantada entre todas as cidades-sede da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™. De acordo com o último relatório do consórcio construtor, do dia 15 de março, 60,44% do projeto está concluído.

 

O secretário Ferruccio explicou que a liberação do Castelão foi conseguida após articulação com o Comitê Organizador Local (COL) e com a FIFA. “Por determinação do governador Cid Gomes, sempre foi nosso desejo de ajudar o futebol cearense. Prova disso, foi termos deixado o Castelão aberto até março de 2011. Agora, vamos reabri-lo para os clubes cearenses a partir do momento em que ele estiver pronto. Espero que a Federação Cearense de Futebol e os clubes cearenses marquem aqui os principais jogos do Campeonato Cearense”, diz. Ferruccio explicou que a liberação vale até abril de 2013, antes da Copa das Confederações 2013, em junho, mas disse que vai continuar trabalhando para tentar abrir o Castelão para a realização de jogos depois do evento até a realização do Mundial em 2014.

Em resposta a questionamentos da imprensa, o secretário disse que apesar do Castelão passar por uma total modernização, ficou acordado com a empresa Arena Castelão, que vai operar o estádio até 2018, (de acordo com a Parceria Público Privada (PPP) firmada com o Governo do Estado) que não haverá aumento da taxa anteriormente cobrada aos clubes para o uso do estádio. O modelo de pagamento continuará sendo: para um público acima de 15 mil pessoas, será pago 10% do valor bruto da renda. Para um público abaixo de 15 mil pessoas, será cobrado o percentual de 7% sobre o valor bruto da renda.

Segurança

O secretário defende a instalação de um Juizado Especial Móvel dentro da Arena Castelão, tanto que no projeto do estádio já estão previstos espaços para este Juizado, para a Polícia Militar, para a Polícia Civil e para o Ministério Público. “Isso para que possa facilitar a aplicação do Estatuto do Torcedor”, explica. Outro destaque dado pelo secretário é que o Estádio terá câmeras de vigilância.

Marcos da obra

Durante a coletiva com a imprensa, o secretário apresentou os principais marcos de finalização do Estádio até o fim do ano. Ele destacou que já estão sendo erguidos os primeiros pilares que vão dar sustentação à nova coberta do Castelão que vai proteger dos raios solares os torcedores e garantir a qualidade das transmissões televisivas. Até a tarde desta quinta-feira, nove já haviam sido erguidos. No total, serão 60 pórticos de aço que devem ser finalizados ao final de abril. Ferruccio também adiantou que a finalização da terceira etapa da obra deve ser antecipada de setembro para julho deste ano. Ele adiantou que em maio deve ser iniciada a montagem da coberta e concluída em setembro. Em setembro, deve ser iniciada a instalação das cadeiras. Em agosto, será feita a preparação do campo para o plantio da grama.

Fonte: Secretaria Especial da Copa 2014