Sem categoria

Venezuela realiza encontro nacional de solidariedade a Cuba

O 5º Encontro Nacional de Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba será realizado nesta sexta-feira (23) e sábado (24) na sede da Universidade dos Trabalhadores da América Latina, em Caracas, e contará com a participação de representantes de todos os estados venezuelanos.

Será "um momento de reflexão, de balanço de nosso trabalho e de projeção para os próximos anos, desse valor que compartilhamos (…) que é a solidariedade entre os povos, em especial entre os povos de Cuba e da Venezuela", disse Kenia Serrano, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Serrano chegou na última quarta-feira (21) à Venezuela para assistir ao evento, sobre o qual disse ter altas expectativas.

O encontro será aberto nesta sexta (23) pela manhã. A cerimônia de abertura será presidida por Serrano, assim como por Rosalinda Chanagá, coordenadora nacional do movimento de solidariedade; por Rogelio Polanco, embaixador de Cuba na Venezuela; e por Roberto López, coordenador das brigadas de colaboradores cubanos, entre outras personalidades.

Serrano explicou à Prensa Latina que uma dessas comissões abordará o nível de coordenação interna do Movimento de Solidariedade na Venezuela, enquanto outra abordará as ações pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos injustamente condenados nos Estados Unidos.

Assim mesmo, em outra comissão será tratada "nossa luta para a denúncia e a pressão internacional para a suspensão, a eliminação do bloqueio (dos Estados Unidos) contra Cuba", disse.

Também se abordará na comissão "a batalha midiática contra Cuba e como o movimento de solidariedade pode contribuir ao esclarecimento do que realmente acontece na nossa ilha", acrescentou a presidente do ICAP.

Fonte: Prensa Latina