Sem categoria

No México, Bento XVI celebra missa para 500 mil e pede paz

Neste domingo (25), o papa Bento XVI celebrou uma missa para mais de de 500 mil pessoas no Parque do Bicentenário em Silao, nos arredores da cidade de León. Nesta segunda-feira (26) ele segue para Santiago de Cuba, e na terça (27), para Havana.

O papa passou pelas pessoas em um "papamóvel" e usava um sombreiro preto e branco,
para o delírio da multidão/ Foto: Reuters

O papa chegou para a missa com um chapéu mexicano – oferecido por um homem quando ele percorria a multidão no papamóvil. Cerca de 250 cardeais e bispos do México e de outros países da América Latina, além de 3 mil padres, concelebraram a missa presidida pelo papa.

“Seu reinado (de Jesus) não consiste no poder de seus exércitos para submeter os outros pela força e pela violência”, advertiu Bento XVI, apontando para o monumento de Cristo Rei, cuja imagem é venerada pelos mexicanos no Parque do Bicentenário de León.

O santo padre chamou os mexicanos e latino-americanos a olhar para dentro do coração em momentos de dor, um pedido especial em um país marcado pela violência que já causou 50 mil mortes em seis anos.

Aos pés do Cerro del Cubilete, centro geográfico da República do México, o papa insistiu que o reinado do Cristo Rei não se baseia na violência, mas no amor.

Da Redação, com agências