Sem categoria

Coreia do Norte refuta versão dos EUA sobre satélite

A República Popular Democrática da Coreia defendeu nesta terça-feira (26) o lançamento de um satélite como parte de seu programa de desenvolvimento espacial com fins pacíficos, ao refutar versões do presidente estadunidense, Barack Obama, que o qualificou de provocação para a paz e a segurança.

Um porta-voz da chancelaria norte-coreana, citado pela agência de notícias KNCA, disse que como os Estados Unidos não se libertaram da concepção de enfrentamento, consideram essa missão como o lançamento de um míssil de longo alcance.

A chancelaria acrescenta que para mostrar com transparência que o satélite nada tem a ver com qualquer objetivo militar, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) convidou especialistas e jornalistas de outras nações a observar seu lançamento.

“Uma vez que convidamos especialistas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, eles poderão confirmar com seus próprios olhos em nosso país o lançamento do satélite com fins pacíficos”, precisou.

O porta-voz lembrou que nas conversações de alto nível com os Estados Unidos, a delegação norte-coreana insistiu invariavelmente em que missões como a próxima, com fins pacíficos, não se incluem na suspensão provisória do lançamento de mísseis de longo alcance.

Ele chamou os Estados Unidos a libertarem-se da concepção de enfrentamento e reconhecer que a RPDC "também tem, como outros países", esse direito.

“Jamais renunciaremos ao lançamento do satélite com fins pacíficos, que constitui um direito legítimo de todo Estado soberano e um requisito para o desenvolvimento da economia”, ressaltou.

Essa missão foi anunciada para uma data entre 12 e 16 de abril, por motivo do centenário do nascimento do fundador da Coreia Democrática, Kim Il Sung, que se celebra em 15 de abril.

As declarações do porta-voz são uma resposta às declarações de Obama durante sua estada na Coreia do Sul por ocasião de uma cúpula de segurança nuclear de dois dias, iniciada na segunda-feira (26).

Prensa Latina