Manuela e Fortunati em empate técnico em Porto Alegre

A primeira pesquisa realizada neste ano de intenção de votos para a eleição na capital revela uma forte tendência do pleito: a polarização entre Manuela D'Ávila (PCdoB) e José Fortunati (PDT). A pesquisa foi realizada pelo jornal Correio do Povo/Instituto Methodus e aponta empate técnico entre o atual prefeito e a deputada.

Nos três cenários pesquisados, a vantagem de Fortunati sobre Manuela varia de 0,9 ponto percentual a 3,1 pontos percentuais, conforme o cenário, mas os índices são inferiores à margem de erro admitida para a pesquisa, de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar nas intenções de voto aparece o deputado estadual Adão Villaverde (PT).


O ano da eleição inicia com uma situação exatamente igual aquela que foi verificada nos levantamentos realizados no segundo semestre do ano passado, ou seja, não há uma variação significativa nas diferenças entre Fortunati e Manuela. É a constatação da comparação com a pesquisa anterior do Correio do Povo/Instituto Methodus, publicada em outubro de 2011, quando o deputado Adão Villaverde ainda não havia lançado sua pré-candidatura.

O que chama a atenção é que nem mesmo a superexposição publicitária feita desde o final do ano passado pela prefeitura, baseada nas grandes obras para a Copa, tem sido suficiente para distanciar Fortunati de Manuela.

Também nos cenários de segundo turno o empate técnico se verifica. Já na pesquisa espontânea, quando os eleitores ouvidos apontam livremente o nome de sua preferência, Fortunati e Manuela novamente ocupam as primeiras posições, com 8,2% e 4,2%. Villaverde aparece com 2,2%.



PT pode ficar fora do segundo turno

Outra tendência que a pesquisa demonstra é a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores ficar fora do segundo turno da eleição, caso se mantenha o desenho que vem desde o ano passado, com a polarização entre Fortunati e Manuela.

Da Redação local