PCdoB será homenageado na Câmara Municipal de Campina Grande

O PCdoB será homenageado em sessão especial da Câmara Municipal de Campina Grande por seus 90 anos de fundação. A sessão foi requerida pelo vereador Inácio Falcão (PSDB) e terá início às 10h.

O evento deve reunir partidos, parlamentares, lideranças sociais, comunitárias e sindicais, filiados e amigos do Partido Comunista do Brasil. Presença certa será da Professora Marlene Alves, pré-candidata do partido às eleições municipais de Campina Grande.

“O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil, são nove décadas em defesa da democracia, do socialismo e do povo brasileiro, por isso merece todas as homenagens”, destaca o presidente municipal do PCdoB, Everaldo Catão.
Histórico

O Partido Comunista do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro em 25 de março de 1922. É o partido mais antigo em funcionamento no Brasil. Atua em todas as grandes lutas do povo brasileiro. Participou da Constituinte de 1945, da Campanha O Petróleo é Nosso. Foi reestruturado em 1962, quando passou a adotar a sigla PCdoB. Em vários momentos da história, foi colocado na clandestinidade. O PCdoB lutou contra o regime militar e dirigiu a Guerrilha do Araguaia. Foi legalizado após o fim da ditadura, em 1985. Hoje tem cerca de 200 mil filiados e elegeu deputados federais, deputados estaduais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

O PCdoB é um partido marxista-leninista e tem como objetivos a conquista da soberania nacional, a emancipação dos trabalhadores e a construção do socialismo e da sociedade comunista. Defende o Brasil, o regime representativo e democrático, a independência nacional, o pluralismo partidário e os direitos da pessoa humana.