Sem categoria

Egito: Comissão Constituinte elege presidente em meio a boicote

Os membros da comissão encarregada de redigir a futura Constituição do Egito elegeram para dirigir esta polêmica instância um integrante da Irmandade Muçulmana, Saad al Katatni, atual presidente da Assembleia Popular. Setores liberais têm questionado a comissão e já anunciaram que irão elaborar uma Constituição alternativa.

Esta eleição acontece um dia depois que os setores liberais, laicos, de esquerda e membros de uma dezena de partido políticos anunciaram um boicote à Assembleia Constituinte. Eles acusam os islamitas, majoritários no parlamento, de querer utilizar esta instância para seus objetivos políticos. Segundo estes grupos, a atual Constituinte não representa a variedade de estratos sociais do Egito.

Poucas horas antes, a Suprema Corte Constitucional havia anunciado que retirava seu representante desta comissão, Ali Awad Saleh, criando mais dúvidas sobre a legitimidade desta instância. Desde que esta comissão, integrada por 100 membros, foi formada no domingo passado, mais de 20 personalidades se retiraram.

Um Tribunal Administrativo do Cairo se pronunciará em 10 de abril sobre a validade da comissão. A elaboração de uma nova Constituição é um dos passos fundamentais no processo de transição iniciado no Egito, que deverá ser coroado com a escolha de um novo presidente da República, nas eleições convocadas para os próximos dias 23 e 24 de maio.

Com agências