Vanessa defende participação das mulheres para melhoria da saúde

A ampliação da participação política das mulheres foi defendida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) como ferramenta de melhoria das políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. A senadora fez sua defesa na tarde desta terça-feira, (27/03), no auditório do Interlegis, durante a abertura do Fórum Saúde da Mulher no Século XXI: avanços e desafios.

O evento é uma realização do Instituto Ação Responsável em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Combate ao Câncer, Secretaria de Políticas para as Mulheres e Procuradoria Especial da Mulher.

“As transformações na sociedade não ocorrem por decreto ou porque um ou mais políticos querem, mas são resultado de muita mobilização social”, disse a senadora, defendendo o envolvimento maior das mulheres nos espaços políticos. Ela definiu o Fórum como um momento fundamental para essa tomada de consciência, e citou a atual Constituição Federal como exemplo de avanço resultante de mobilização da sociedade.

Vanessa destacou que numa comparação da saúde da mulher brasileira hoje com a de algum tempo atrás o quadro está melhor. “Falta muito a fazer, mas já podemos contabilizar avanços. O Sistema Único de Saúde (SUS) hoje é avaliado no tripé igualdade, universalidade e integralidade, e é baseado numa democracia muito forte”, lembrou.

Segundo a senadora o Governo Federal vem trabalhando e adotando estratégias de saúde específicas para atender às necessidades da mulher. Ela destacou que a intenção de dar prioridade a este assunto foi externada pela Presidente Dilma, logo no início do seu governo, quando esteve em Manaus (AM), lançando o programa de combate ao câncer de mama e de colo de útero. “Esses esforços estão sendo impulsionados por uma consciência crescente da importância da saúde da mulher para a sociedade como um todo”, ressaltou.

Prêmio – A senadora entregou o prêmio Ação Responsável – Destaque em Saúde para a ministra Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais), que visa homenagear personalidades que realizam trabalhos relevantes nessa área.

Lembrando que tanto ela, como a senadora, têm projetos tramitando no Congresso Nacional que visam à gratuidade da vacina contra HPV (human papiloma vírus) para as mulheres, a ministra disse: “Acho esse nosso encontro aqui muito simbólico. Espero que da mesma forma nossas propostas que tratam da saúde da mulher se encontrem no Congresso Nacional, facilitando suas aprovações”.

Evento – O Fórum Saúde da Mulher no Século XXI – Avanços e Desafios está na sua quinta etapa. A primeira e a segunda foram realizadas em 2010 nas regiões Sudeste e Sul, respectivamente. A terceira etapa ocorreu na região Norte em 2011, e a quarta na região Sudeste, no mesmo ano. De acordo com a organização, o Fórum é um evento que visa facilitar a reflexão e o aprimoramento de diretrizes que garantam a saúde e a cidadania da mulher brasileira.

Assessoria de Comunicação