Sem categoria

ANPG convoca tuitaço para às 16h desta quinta

Nesta quinta-feira (29), está convocada uma paralisação nacional das atividades dos pós-graduandos. Durante todo o dia ocorrerão aulas públicas e panfletagens nas universidades. Um tuitaço está marcado para às 16h para chamar a atenção da sociedade. Um abaixo-assinado que roda desde o ano passado já recebeu mais de 50 mil assinaturas a favor da causa. A principal reivindicação é aumento para as bolsas de pesquisa, que há 4 anos não são reajustadas.

O tuitaço está sendo chamado pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) , que convocou as associações de pós-graduandos (APGs) e os pós-graduandos de todo o país a realizarem atividades de mobilização em torno do reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado. A Semana faz parte do “Março Verde e Amarelo”, nome dado à Jornada de Lutas do movimento estudantil, encabeçado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ANPG. As manifestações ocorrem tradicionalmente nos meses de março e agosto, em torno de pautas referentes à educação.

Sem aumento há quase 4 anos, o valor das bolsas está totalmente defasado e obriga os pós-graduandos a sacrifícios pessoais para continuarem suas pesquisas. Para se dedicarem exclusivamente aos estudos, os pós-graduandos contam apenas com o valor da bolsa para se manter e investir em sua formação (cursos de idiomas, participação em congressos etc), o que torna os atuais valores (R$1.200 mestrado e R$1800 doutorado, bolsas CAPES/CNPq) insuficientes.

Com ANPG