Sem categoria

EUA: militares vinculados a cartéis de droga no México são presos

Dois membros do exército dos Estados Unidos foram presos, nesta quinta-feira (29), no Texas, por agentes federais disfarçados, quando negociavam como mercenários de um cartel mexicano do narcotráfico. Segundo informações da Procuradoria Geral da República (PGR) do México, quase metade dos municípios do país é afetada hoje pela guerra contra os cartéis da droga. A guerra da narco-guerra é de 47.515 mortos.
 

O sargento Samuel Walker e o ex-tenente Kevin Corley, aposentados há apenas dois dias, faziam parte de um plano em que matariam membros de uma facção rival e recuperariam a cocaína roubada em troca de 50 mil dólares e drogas, segundo um informe divulgado pela Agência Antidrogas estadunidense (DEA, em sua sigla em inglês).

Leia também:

Mulheres e narcotráfico: entre a guerra delirante e a impunidade

México: quase 50 mil pessoas morreram vítimas do narcotráfico


Ambos se reuniram na cidade de Laredo com pessoas que se identificaram como membros dos Zetas, mas que na verdade eram agentes disfarçados da DEA, numa operação em que também foi preso outro homem identificado como Shavar Davis.

No operativo policial foi morto Joreme Corley, primo de um dos detidos, ferido gravemente durante as prisões.

O sargento Walter, de 28 anos, está destacado no Forte Carson, de Colorado.

Contra Corley recaem também acusações de tentar vender aos agentes disfarçados armas de uso militar e oferecer treinamento para os membros do cartel.

Na quinta-feira 29 os acusados serão apresentados a uma audiência, como informou o Departamento de Justiça.

Fonte: Prensa Latina